Taubaté leva virada e fica em posição desfavorável
Por Administrador
Publicado em 02/08/2025 09:02
Notícia

O Taubaté levou uma virada em casa e ficou em posição bem desfavorável na Copa Paulista. Recebendo o Oeste na noite desta sexta-feira, em confronto direto que valia presença na zona de classificação do grupo, fez 1 a 0 no começo do segundo tempo, mas não conseguiu aproveitar a vantagem, perdendo por 2 a 1.

A partida abriu a oitava e antepenúltima rodada do Grupo 4 que tem o São José já classificado e os outros cinco times disputando as demais três vagas. Com a derrota, o Taubaté permaneceu na quinta colocação e ainda terá que esperar os resultados dos outros dois jogos para saber exatamente a dimensão do prejuízo.

Na formação taubateana não surgiu o volante Magno, vetado por contusão. O atacante Mayco Félix cumpriu suspensão automática por terceiro cartão amarelo e o técnico Rogério Henrique, por ter sido expulso na partida anterior, deixou o assistente Diego Paulista como substituto.

O primeiro tempo foi de completo predomínio da marcação forte das duas equipes e a falta de criatividade ofensiva também ambas. O único lance relevante veio em uma falta cobrada pelo lateral-esquerdo taubateano Vitor Gotmmes e com defesa do goleiro no canto esquerdo, aos 28 minutos.

O segundo tempo foi diferente, principalmente porque o Taubaté abriu o placar com pouco mais de cinco minutos. Do meio do campo e aberto pela esquerda, Eric fez ótimo lançamento em diagonal para Maycon entrar entre os dois zagueiros em velocidade e definir quando o goleiro tentava levar a melhor na dividida dentro da área.

No entanto, a vantagem taubateana não durou mais de cinco minutos. Em escanteio levantado pelo lateral-direito Romailson, o zagueiro Daniel Felipe afastou de cabeça para fora da área, mas o meia Vitor Lima chegou batendo forte e de primeira. A bola ainda raspou em Eric e o chute rasteiro entrou no canto esquerdo.

O Oeste ganhou confiança e passou a procurar um segundo gol que poderia ter chegado mais cedo. Aos 21, o volante Matheus Claudino deixou a bola escapar e o também volante João Bernardo exigiu uma defesa grande defesa de Felipe ao invadir a área e chutar no canto esquerdo. Aos 35, o goleiro taubateano foi ainda mais brilhante quando desviou um chute frontal e dentro da área, de Vitor Lima.

A virada

Todavia, no escanteio cedido e mais uma vez cobrado da direita por Romailson, surgiu o segundo gol do Oeste, aos 36 minutos. O zagueiro Renato Vinícios subiu com imposição no meio da área e mandou uma cabeçada em diagonal no canto esquerdo.

A partida teve mais cinco minutos de acréscimos, mas o Taubaté, apesar do empenho, não conseguiu criar uma única boa oportunidade para voltar a marcar e empatar. O Oeste soube evitar uma pressão sobre a sua defesa e levou o placar até o final.

Agora, pela penúltima rodada, o Taubaté voltará a campo no dia 10, um domingo, às 10h, visitando a Portuguesa Santista. Depois, na última, receberá o São Caetano, dia 16, um sábado, às 15h.

Os times

O Taubaté, do técnico Rogério Henrique, que suspenso foi substituído no banco pelo assistente Diego Paulista: Felipe; Pedrinho, Lucas Anselmo, Daniel Felipe e Vitor Gotmmes; Matheus Claudino, Peloggia (Chico – intervalo) e Guilherme (Eric – intervalo, depois Douglas Cunha 39’/2º); Maycon, Brandão (Rick Sena 34’/2º) e Rafa Marcos (Ygor 34’/2º).

O Oeste, do técnico Marcondes Paiva: Gabriel; Romailson, Gabriel Santos, Pedro Favorito (Renato Vinícios 17’/2º) e Raphael Pereira; João Bernardo (Santiago 44’/2º), Kaik Viçoza (Ryan Rodrigues 44’/2º) e João Braga; Luís Felipe (Vitor Lima – intervalo), Nathan (Bruno Gonçalves 24’/2º) e Lucas Alvin.

No estádio Joaquim de Morais Filho, onde 431 pagantes proporcionaram a renda de R$ 6.100,00, a equipe de arbitragem contou com: Gustavo Holanda Souza (árbitro), José Lucas Candido de Souza (árbitro 1), Matheus Guilherme Biselli da Cruz (assistente 2), João Batista do Nascimento Avelino (4º árbitro) e Antônio Rogério Batista do Prado (analista de vídeo).

 

Jogos

8ª Rodada

Quarta-feira – 30/7

Monte Azul 2 x 0 Linense – 15h – Grupo 1

Sexta-feira – 1/8

Taubaté 1 x 2 Oeste – 19h30 – Gp 4

Noroeste de Bauru 1 x 1 Araçatuba – 10h – Gp 1

XV de Piracicaba 1 x 0 Guarani – 20h – Gp 3

Sábado – 2/8

Itapirense x Francana – 16h – Gp 2

Domingo – 3/7

São José x Santo André – 15h – Gp 4

Portuguesa Santista x São Caetano – 10h – Gp 3

Primavera de Indaiatuba x Paulista de Jundiaí – 11h – Gp 3

Segunda-feira – 4/8

São Bento de Sorocaba x Rio Branco de Americana – Gp 3 – 19h45

Quarta-feira – 6/8

Inter de Limeira x União São João de Araras – 15h – Gp 2

Botafogo de Ribeirão Preto x Comercial de Ribeirão Preto – 19h – Gp 2

Classificação

Depois dos jogos desta sexta-feira, a classificação assim:

Grupo 4 – São José (14 pontos em 7 jogos); 2º – Portuguesa Santista (10 em 7); 3º – Oeste (10 em 8); 4º – São Caetano (9 em 7); 5º – Santo André (7 em 7) e 6º – Taubaté (7 em 8).

Grupo 1 – Monte Azul (14 em 7); 2º – Grêmio Prudente (12 em 6); 3º – Araçatuba (7 em 7); 4º – Linense (5 em 6) e 5º – Noroeste (5 em 6).

Grupo 2 – 1º – União São João (14 em 7); 2º – Comercial (13 em 7); 3º – Inter Limeira (12 em 7); 4º – Francana (7 em 7); 5º – Botafogo (6 em 7) e 6º – Itapirense (4 em 7).

Grupo 3 – 1º – XV de Piracicaba (18 em 8); 2º – Primavera (15 em 7); 3º – Paulista (10 em 7); 4º – Guarani (7 em 8); 5º – São Bento (6 em 7) e 6º – Rio Branco (3 em 7).

A disputa

A atual etapa da competição tem os 23 times divididos em quatro grupos regionalizados, sendo três de seis e um de cinco. Após turno e returno, os quatro melhores de cada grupo avançarão ao mata-mata de afunilamento. Nas oitavas de final, assim como nas quartas, semifinais e finais, o confronto que terminar com igualdade no placar agregado (pontos somados e gols marcados) será decidido nos pênaltis.

O emparceiramento dos times nas oitavas de final será em cruzamento olímpico e de acordo com a classificação geral: 1º x colocado x 16º, 2º x 15º, 3º x 14º, 4º x 13º, 5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º. Em cada confronto, a equipe com melhor campanha terá o segundo jogo em casa.

Os dois finalistas ganharão vaga em competição nacional de 2026. O campeão escolherá entre a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D, deixando a outra opção para o vice. A segunda partida das finais está programada para o dia 12 de outubro.

Nas fotos (de Victor Cônsoli/EC Taubaté) o atacante taubateana em disputa com o lateral Romailson e a torcida organizada Os Jecas em homenagem póstuma a Maria Julia Dolcinotti, a Maju.

 

Fonte :- Taubaté leva virada e fica em posição desfavorável - Jogando Juntos

Comentários