São José vence e segue na liderança geral
Publicado em 04/08/2025 08:37
Notícia

O São José precisava de uma vitória reabilitadora para sustentar a melhor campanha na Copa Paulista e conseguiu. O placar de 3 a 1, na tarde deste domingo, no Martins Pereira, foi valorizado pela competitividade do visitante Santo André que ainda tenta entrar na zona de classificação, Agora restam mais duas rodadas para o time joseense defender a posição de destaque e conhecer o adversário do primeiro mata-mata do afunilamento da competição.

Como previsto, na formação joseense o lateral-direito Caíque Geloni entrou no lugar de Luís Gustavo, suspenso por terceiro cartão amarelo. O atacante Rone recuperou a posição perdida para Gustavo Henrique e o zagueiro Guilherme Cerqueira contundido, foi substituído por Paulo César. Também por problemas físicos, o meia João Gabriel e o atacante Marlon nem ficaram no banco de reservas, onde a novidade foi o atacante Cristiano voltando de empréstimos ao Guarani e ao capixaba Porto Vitória.

O jogo começou bem movimentado, com os times no ataque e um chute na trave do centroavante joseense Vinícius Tanque, aos 5 minutos. E depois de momentos de domínio alternados, o São José descolou um pênalti, aos 39, quando Rone entrou na área pela esquerda e o zagueiro Wilian Rodrigues tocou com o braço na bola ao tentar evitar o drible. Aos 40, o meio-campista Danilo Fidélis foi eficiente na cobrança, chutando rasteiro, no canto esquerdo e além do alcance do goleiro Marcão.

Em desvantagem, o Santo André foi buscar o empate minutos depois de três substituições aos 11 minutos do segundo. Aos 14, o goleiro Gabriel Affonso fez grande defesa em uma bola desviada que entraria no ângulo direito. Na cobrança do escanteio, o atacante Kaká acertou uma cabeçada para baixo, no canto esquerdo e após outra arrojada intervenção de Gabriel Affonso, Willian Rodrigues chutou sobra para dentro.

Definindo

Instigado, o São José reagiu bem e praticamente deixou a vitória encaminhada com dois gols em um intervalo de três minutos. Aos 19, Rone levantou em diagonal da esquerda e Cristiano não deixou sair devolvendo para o meio da pequena área, onde Vinícius Tanque chegou para finalizar. Aos 22, Rone recebeu um pouco mais pela meia esquerda e de fora da área chutou rasteiro no canto esquerdo.

O Santo André levou alguns minutos para assimilar o golpe, mas depois tentou alguns ataques e continuou dando trabalho à defesa joseense. Como consequência, deixou a defesa exposta e o São José, nos contragolpes, ficou bem perto de uma goleada, aos 44. Danilo Fidélis fez longo passe aprofundado pela meia direita, Cristiano chegou chutando por cobertura e o goleiro Marcão, com um tapa no alto, desviou o suficiente para fazer a bola sair rente á trave direita.

Os times

O São José, do técnico Marcelo Marelli; Gabriel Affonso; Caíque Geloni, Paulo César, Gustavo Brandão e Fernando Júnior (Mateus Petri 25’/2º); Jeferson Lima, Danilo Fidélis e Flávio Henrique (Bruno Menezes 39’/2º); Luciano Oliveira (Cristiano 17’/2º), Vinícius Tanque e Rone (Gabryel Freitas 39’/2º).

O Santo André, do técnico Renato Peixe: Marcão; Vitor Hugo, Willian Rodrigues e Yuri Santana; Nicollas Nascimento (Gabriel Paz 11’/2º), Flávio (Kaká 11’/2º), Marcelinho (João Lucas 39’/2º), Jeferson (Jhonatas 11’/2º) e Paulo Henrique; Paulinho e João Guilherme (Dudu Cassetari 39’/2º).

No estádio Martins Pereira, onde 1.520 torcedores pagantes proporcionaram a renda de R$ 28.127,00, a equipe de arbitragem contou com: Marianna Nanni Batalha (árbitro), Leandro Matos Feitosa (assistente 1), Hiago Luiz Ferreira de Souza (assistente 2), Fernando Bartz Guedes (4º árbitro) e Sílvia Regina de Oliveira (analista de vídeo).

flor

Jogos

8ª Rodada

Quarta-feira – 30/7

Monte Azul 2 x 0 Linense – 15h – Grupo 1

Sexta-feira – 1/8

Taubaté 1 x 2 Oeste – 19h30 – Gp 4

Noroeste de Bauru 1 x 1 Araçatuba – 10h – Gp 1

XV de Piracicaba 1 x 0 Guarani – 20h – Gp 3

Sábado – 2/8

Itapirense 0 x 1 Francana – 16h – Gp 2

Domingo – 3/7

São José 3 x 1 Santo André – 15h – Gp 4

Portuguesa Santista 0 x 0 São Caetano – 10h – Gp 3

Primavera de Indaiatuba 2 x 0 Paulista de Jundiaí – 11h – Gp 3

Segunda-feira – 4/8

São Bento de Sorocaba x Rio Branco de Americana – Gp 3 – 19h45

Quarta-feira – 6/8

Inter de Limeira x União São João de Araras – 15h – Gp 2

Botafogo de Ribeirão Preto x Comercial de Ribeirão Preto – 19h – Gp 2

Rodadas finais

Pelo Grupo 4, jogarão na nona e penúltima rodada: São Caetano x Santo André (sábado, dia 9, 15h); Portuguesa Santista x Taubaté (domingo, dia 10, 10h) e Oeste x São José (segunda-feira, dia 11, 19h).

Depois, a última será no dia 16, sábado, às 15h: São José x Portuguesa Santista, Taubaté x São Caetano e Santo André x Oeste.

Classificação

A classificação, depois dos três jogos deste domingo, ficou assim:

Grupo 4 – São José (19 pontos em 8 jogos); 2º – Portuguesa Santista (11 em 8); 3º – Oeste e São Caetano (10 em 8); 5º – Taubaté e Santo André (7 em 8).

Grupo 1 – Monte Azul (14 em 7); 2º – Grêmio Prudente (12 em 6); 3º – Araçatuba (7 em 7); 4º – Linense (5 em 6) e 5º – Noroeste (5 em 6).

Grupo 2 – 1º – União São João (14 em 7); 2º – Comercial (13 em 7); 3º – Inter Limeira (12 em 7); 4º – Francana (10 em 8); 5º – Botafogo (6 em 7) e 6º – Itapirense (4 em 8).

Grupo 3 – 1º – Primavera e XV de Piracicaba (18 em 8); 3º – Paulista (10 em 8); 4º – Guarani (7 em 8); 5º – São Bento (6 em 7) e 6º – Rio Branco (3 em 7).

A disputa

A atual etapa da competição tem os 23 times divididos em quatro grupos regionalizados, sendo três de seis e um de cinco. Após turno e returno, os quatro melhores de cada grupo avançarão ao mata-mata de afunilamento. Nas oitavas de final, assim como nas quartas, semifinais e finais, o confronto que terminar com igualdade no placar agregado (pontos somados e gols marcados) será decidido nos pênaltis.

O emparceiramento dos times nas oitavas de final será em cruzamento olímpico e de acordo com a classificação geral: 1º x colocado x 16º, 2º x 15º, 3º x 14º, 4º x 13º, 5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º. Em cada confronto, a equipe com melhor campanha terá o segundo jogo em casa.

Os dois finalistas ganharão vaga em competição nacional de 2026. O campeão escolherá entre a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D, deixando a outra opção para o vice. A segunda partida das finais está programada para o dia 12 de outubro.

Na foto (de Rodrigo Lopes), Danilo Fidélis cobrando o pênalti que abriu o placar.

 

Fonte :- https://www.jogandojuntos.com.br/sao-jose-vence-e-segue-na-lideranca-geral/

Comentários