Offline
Publicidade
São José fechou fase empatando sem torcida
Publicado em 17/08/2025 09:03
Notícia

O São José fechou a fase de grupos da Copa Paulista com a segunda melhor campanha geral e no mata-mata das oitavas de final enfrentará o São Bento de Sorocaba que foi o 14º entre os 16 classificados. A definição surgiu na tarde deste sábado, quando o time joseense recebeu a Portuguesa Santista e empatou por 1 a 1 no Martins Pereira fechado à torcida por punição imposta.

Na 10ª e última rodada dos quatro grupos da primeira fase, o São José chegou a retomar a primeira colocação quando fez 1 a 0 e o XV de Piracicaba empatava em casa com o Paulista de Jundiaí. No entanto, a combinação necessária de resultados não veio, porque além do gol de empate da Portuguesa Santista, a equipe piracicabana abriu o placar e sustentou o 1 a 0 até o final.

O São Bento de Sorocaba, próximo adversário do São José, teve inicialmente que garantir a quarta colocação do seu grupo também disputada pelo Guarani. Em casa, o time sorocabano vinha sendo eliminado ao levar um gol do Primavera de Indaiatuba, mas foi buscar o empate que precisava marcando aos 44 minutos do segundo tempo.

Os 16 times que avançaram terão um conselho arbitral na segunda-feira, às 14h, na Federação Paulista de Futebol. A tabela definirá a data e o horário do jogo de ida, em Sorocaba. O da volta, em São José dos Campos, provavelmente será no dia 30, um sábado, às 16h.

Os dirigentes joseenses provavelmente aproveitarão a reunião na FPF para uma nova investida contra a punição que fechou os portões do Martins Pereira no jogo deste sábado contra a Portuguesa Santista. Um medida tomada pela Justiça Desportiva por causa da confusão entre torcedores e o ônibus da delegação do Santo André, depois do jogo disputado no dia 3 e fora das imediações do estádio.

A partida

O jogo contra a Portuguesa Santista teve os times poupando jogadores pendurados com dois cartões amarelos e que correriam o risco de suspensão automática na rodada de ida do mata-mata das oitavas de final. No São José, o volante Jeferson Lima foi substituído por Bruno Camilo e o zagueiro Guilherme Cerqueira nem voltou à reserva, recuperado de contusão. Na equipe de Santos, o volante Willian Daltro e o atacante Marcos Paraíba permaneceram no banco.

Após descidas alternadas e com as duas defesas bem posicionadas, o São José abriu o placar, aos 33 minutos. O volante Danilo Fidélis cobrou um escanteio da direita e o zagueiro Gustavo Brandão, subindo no meio da área, acertou uma cabeçada colocada no canto direito.

O empate da Portuguesa Santista veio no quarto dos seis minutos dos acréscimos. O meia Carlos Alberto sofreu falta na área em ação precipitada do lateral-direito Luís Gustavo. Ele mesmo cobrou com precisão, chutando no canto direito e deslocando o goleiro para o esquerdo.

Na etapa final, o São José se mostrou mais interessado em um segundo gol e teve as duas melhores chances. Logo aos 5, Bruno Camilo cobrou uma falta do ângulo direito e o goleiro Léo Steffen foi buscar em grande defesa. Depois, aos 46, Danilo Fidélis levantou uma falta em diagonal da direita e Gustavo Brandão quase marcou outro de cabeça. Ele mandou em diagonal, rente à trave esquerda e com o goleiro tendo apenas tempo para olhar.

Os times

O São José, do técnico Marcelo Marelli: Gabriel Affonso; Luís Gustavo (Caíque Geloni – intervalo), Paulo César, Gustavo Brandão e Fernando Júnior; Danilo Fidélis, Bruno Camilo (João Igor 35’/2º) e Flávio Henrique (Bruno Menezes 28’/2º); Cristiano (Luciano Oliveira 28’/2º), Vinícius Tanque (Marlon 17’/2º) e Rone.

A Portuguesa Santista, do técnico Alex Alves: Léo Steffen; Isaque, Diogo Rangel, Bispo e Pedro Mota; Davi Soares (Gulherme 28’/2º), Nícolas e Carlos Alberto; Kevin Macedo, Eliandro (Patrik 26’/1º) e Caio Cezar (Giba 20’/2º).

No Martins Pereira, a equipe de arbitragem contou com: Gustavo Alencar Rodrigues (árbitro), Alex Alexandrino (assistente 1), Welber Venâncio da Silva (assistente 2), Rodrigo Santos (4º árbitro) e Cleber Luís Paulino (analista de vídeo).

 

A rodada

Confira o resumo da rodada no material enviado pela assessoria de Imprensa da Federação Paulista de Futebol.

***A décima rodada da Copa Paulista Sicredi aconteceu de forma simultânea na tarde deste sábado (16), com os 11 jogos decretando os últimos quatro clubes a avançarem na fase de grupos, e também os confrontos das oitavas de final.

No Grupo 1, o Noroeste confirmou sua classificação depois de vencer o Monte Azul no Alfredo de Castilho, por 3 a 1, avançando junto com o Araçatuba, que não jogou na rodada ficou com a quarta vaga graças a derrota do Linense para o líder Grêmio Prudente, no Estádio Paulo Constantino, por 2 a 1. O time de Lins foi o único eliminado do grupo.

Francana e Botafogo disputaram a quarta posiçãodo Grupo 2, que ficou com a equipe de Franca depois de vencer o rival no confronto direto em Ribeirão Preto, no Estádio Santa Cruz, por 1 a 0. União São João, Comercial e Inter de Limeira também avançaram, enquanto o Botafogo foi eliminado ao lado da Itapirense.

A última rodada no Grupo 3 começou com XV de Piracicaba, Primavera e Paulista classificados, além do Rio Branco eliminado, com São Bento e Guarani brigando pela última vaga. O time sorocabano teve o resultado que precisava – empate por 1 a 1 – e avançou, eliminando o Guarani.

No Grupo 4, todos os clubes cumpriram tabela, com as situações já definidas. Os líderes São José e Portuguesa Santista empataram em 1 a 1, enquanto o Oeste passou em terceiro, após empatar sem gols com o eliminado Santo André. Mesmo perdendo do Taubaté, por 3 a 0, o São Caetano avançou, enquanto o rival se despediu da competição.

A sequência

Os 16 clubes remanescentes se enfrentam em confrontos de turno e returno, onde a melhor campanha enfrenta a 16ª, o 2º melhor enfrenta o 15º colocado, e assim sucessivamente. Em caso de empate no placar agregado, a classificação será decidida na disputa de pênaltis.

Os confrontos

XV de Piracicaba x Araçatuba – 1º x 16º

São José x São Bento – 2º x 15º

Grêmio Prudente x São Caetano – 3º – 14º

Primavera x Paulista – 4º x 13º

União São João x Noroeste – 5º x 12º

Monte Azul x Francana – 6º x 11º

Comercial x Inter de Limeira – 7º x 10º

Portuguesa Santista x Oeste – 8º x 9º

Resultados

Confira os resultados deste sábado:

São Bento 1 x 1 Primavera
Inter de Limeira 2 x 3 Itapirense
Botafogo 0 x 1 Francana
XV de Piracicaba 1 x 0 Paulista
Santo André 0 x 0 Oeste
Taubaté 3 x 0 São Caetano
Noroeste 3 x 1 Monte Azul
São José 1 x 1 Portuguesa Santista
Grêmio Prudente 2 x 1 Linense
União São João 1 x 0 Comercial
Rio Branco 2 x 2 Guarani ***

Na foto (de Carlos Henrique) o zagueiro joseense Gustavo Brandão e o atacante colombiano Kevin Mercado.

 

Fonte :- São José fechou fase empatando sem torcida - Jogando Juntos

Comentários