Offline
Publicidade
Rugby da região terá mais um grande clássico
Publicado em 05/09/2025 08:13
Notícia

Por  

A semana é de Clássico Caipira e muita expectativa nos dois grandes times de rugby da região. No sábado, em São José dos Campos, o Jacareí poderá antecipar classificação à grande final do Brasileirão e o São José terá a chance de segurar o rival e permanecer na disputa. No CT Ange Guimera, a partida está programada para as 13h.

Confira no material enviado pela assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O Super 12 está em sua fase de decisões! O Hexagonal final será terá sua quarta rodada, a penúltima, nesse sábado, dia 6, e os dois grandes finalistas da competição poderão ser já conhecidos. O Hexagonal reúne os seis melhores times da primeira fase, que se encaram em turno único, num total de cinco rodadas, com apenas os dois melhores avançando à Grande Final.

Jacareí (SP) e Farrapos (RS) estão invictos no Hexagonal, com 100% de aproveitamento, totalizando 15 pontos ganhos cada um. Os dois clubes, que foram finalistas em 2024, poderão garantir classificação à decisão do título se vencerem, respectivamente, São José (SP), quarto colocado, e Poli (SP), terceira. O São José joga suas últimas fichas, pois soma seis pontos e precisa vencer o clássico do Vale do Paraíba contra seu vizinho Jacareí para seguir sonhando, ao passo que a Poli, com 10 pontos, buscará vitória na Serra Gaúcha para assumir a vice liderança, faltando uma rodada para o fim.

O “Clássico Caipira” é uma das rivalidades mais quentes do rugby brasileiros, com as duas cidades vizinhas clamando serem as capitais do rugby – e com justiça. O São José tem a vantagem histórica no duelo, mas os Jacarés triunfaram nos últimos seis encontros, com a última vitória joseense datando no Campeonato Paulista de 2022. No Brasileiro, o São José não vence desde 2019. Com duas derrotas seguidas no Hexagonal, é tudo ou nada para o “Sanja”, ao passo que o Jacareí poderá se garantir na final até mesmo com uma derrota, caso a Poli não vença o Farrapos.

Vice-líder, mas único clube invicto em todo o campeonato, o Farrapos tem um tabu importante para quebrar diante da Poli, às 15h, em Bento Gonçalves. O clube de Bento Gonçalves não derrota os paulistanos desde 2018, com a Poli tendo vantagem histórica no confronto, tendo vencido no ano passado na Serra Gaúcha por 26 a 22. A Poli precisa vencer de todo modo para seguir sonhando com a classificação e pode acabar só dependendo de si, pois Jacareí e Farrapos se enfrentarão na última rodada do Hexagonal.

No outro jogo da rodada, às 15h, o Charrua (RS) recebe em Porto Alegre o Pasteur (SP), em duelo de equipes já eliminadas, mas que lutam contra a lanterna do Hexagonal. Os dois clubes se enfrentaram apenas uma vez na história, em 2022, com vitória paulista por 31 a 16.

Qualificatório

Por fim, uma última partida válida pelo campeonato nacional ocorre nesse sábado. Em São Paulo, o SPAC receberá o Carioca, em jogo que havia sido adiado da primeira rodada do Qualificatório, a competição que definirá os últimos times participantes da primeira divisão do Super 12 no ano que vem.

Vitorioso na segunda rodada sobre os mineiros do Nova Lima, o SPAC só precisa de triunfo bonificado (isto é, marcando quatro tries ou mais) sobre os cariocas para se garantir no próximo Super 12. Já o Carioca necessita vencer de todo modo para seguir com chances de promoção, por ter sido derrotado no jogo passado diante do Niterói. O duelo será o primeiro da história entre os dois clubes.

Todos os jogos de Super 12 estarão na íntegra no YouTube da Brasil Rugby entre domingo e segunda-feira.

A classificação

Jogos que restam

Na foto (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), o jacareiense Leonardo Soares tentando escapar da marcação do joseense Igor Campos e com Matheus Cruz ao fundo; clássico pela Copa Caipira de 2024, no Campo do Balneário, em Jacareí.

 

Fonte :- Rugby da região terá mais um grande clássico - Jogando Juntos

Comentários