Com o jogo de volta programado para Jacareí, a principal Seleção Brasileira de rugby vai visitar o Paraguai em confronto decisivo pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de Rugby de 2027.
Confira no material enviado pela assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby.
Brasil e Paraguai duelam nesse sábado, 16h, no jogo de ida da Repescagem Sul-americana, que qualifica o vencedor para a Repescagem Mundial das Eliminatórias para a Copa do Mundo de Rugby de 2027. Brasil busca classificação inédita no masculino. Jogo ao vivo no Disney+ e canais ESPN
Uma das maiores rivalidades do rugby sul-americano! Brasil e Paraguai duelam nas duas próximas semanas pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2027, com o primeiro jogo acontecendo no dia 11, em Asunción, e o segundo no dia 18, em Jacareí. Quem vencer no placar agregado entre brasileiros e paraguaios avançará à Repescagem Mundial, torneio que será disputado em novembro, em Dubai, valendo a última vaga na Copa do Mundo. Já estão garantidos em Dubai as seleções de Samoa, Namíbia e Bélgica.
Os Tupis buscam classificação inédita para a maior competição do Rugby XV masculino mundial, que acontece a cada quatro anos. A edição de 2027 ocorrerá na Austrália e será a primeira na história com 24 seleções. Argentina, Uruguai e Chile são as seleções sul-americanas já garantidas na competição. O sorteio dos grupos no próximo dia 3 de dezembro, quase dois anos antes da competição, permitindo a melhor preparação para todas as seleções qualificadas.
Nova direção
O jogo entre Brasil e Paraguai vale pelo 3º lugar das eliminatórias sul-americanas. As semifinais ocorreram em julho, com o Brasil sendo superado pelo Chile. O jogo foi o último do treinador uruguaio Emiliano Caffera no comando dos Tupis. Em agosto e setembro, Caffera esteve a frente da seleção brasileira feminina, as Yaras, em inédita participação na Copa do Mundo. Desde então, Caffera não está mais com os Tupis e o diretor técnico das seleções brasileiras, o neozelandês Josh Reeves, assumiu o comando da seleção masculina e liderará a equipe diante do Paraguai.
“Nossos atletas estão trabalhando muito forte pensando nesse jogo. Os últimos dois meses foram muito intensos com os jogadores baseados no Brasil e sabemos que o Paraguai também está trabalhando de modo intenso. É um rival histórico e que vem se fortalecendo, com um sistema em evolução. Será uma verdadeira batalha”, comentou Josh Reeves, que também defendeu a seleção brasileira como jogador. “Como estamos lidando com um duelo em dois jogos, viajaremos de olho em criar uma boa vantagem para a partida de volta. Se derrotarmos o Paraguai, precisamos entrar fortes em novembro, porque o desafio em Dubai será grande. Toda nossa comissão técnica segue trabalhando muito forte rumo a atingirmos todos os objetivos traçados”, completou.
Rivalidade
Os Tupis já enfrentaram os Yacarés 30 vezes em jogos oficiais na história, com 19 vitórias dos brasileiros e 11 dos paraguaios. O histórico recente favorece o Brasil, com a última vitória paraguaia tendo ocorrido em 2015. O último encontro, no ano passado, terminou em vitória dos Tupis por 77 a 17, em São Paulo. No Paraguai, o último duelo foi em 2023, com o Brasil vencendo por 41 a 22. Hoje, os Tupis ocupam o 28º lugar do Ranking Mundial e os Yacarés o 38º.

Elenco
A convocação para a partida no Paraguai ainda não foi divulgada. Em julho, contra o Chile, a lista contou com os seguintes jogadores:
Caique Segura (La Seyne, França)
Brendon Alves (Cobras | Pasteur)
Wilton “Nelson” Rebolo (Houston Saber Cats, EUA)
Tiago Santos (Cobras | Charrua)
Leonel Moreno (Lazio, Itália)
Endy Willian Pinheiro (Cobras | Curitiba)
Moisés Duque (Cobras | São José)
Henrique Ferreira (Cobras | Pasteur)
Ben Donald (Cobras)
Helder “Big Mike” Lúcio (Cobras | Poli)
Matteo Dell’Acqua (Valorugby Emilia, Itália)
Cleber “Gelado” Dias (Cobras | Poli)
André Arruda (Cobras | Desterro)
Matheus “Nego” Claudio (Cobras | Jacareí)
Adrio de Melo (Cobras | Pasteur)
Rodolfo Martins (Cobras | Curitiba)
Felipe Gonçalves (Cobras | Pasteur)
Lucas Spago (Cobras | SPAC)
Gustavo Gobeti (Cobras | Pasteur)
Thiago Oviedo (Cobras | Banco Nación, Argentina)
Lucas “Zé” Tranquez (Cobras | Poli)
João Amaral (Cobras | SPAC)
Antonio Zanatta (Mogliano, Itália)
Carlo Mignot (Biarritz, França)
Raphael Hollister (Tonbridge Juddians, Inglaterra)
Lorenzo Massari (Cobras)
Robert Tenório (Cobras | Poli)
Felipe Rosa (São Miguel, Portugal)
Na foto (de Bruno Ruas/@ruasmidia), brasileiros e paraguaios em um dos recentes confrontos.
Fonte :- https://www.jogandojuntos.com.br/rugby-tem-mata-mata-decisivo-que-vira-a-jacarei/