No evento de lançamento do NBB que começará no sábado, o joseense Adyel Borges foi um dos participantes. No sábado, ele deverá ser uma das atrações do São José Basketball na estreia contra o Cruzeiro, às 16h, em Minas Gerais.
Confira no material enviado pela assessoria de Imprensa da Liga Nacional de Basquete.
Os protagonistas do NBB CAIXA 2025/26 também brilharam fora das quadras durante o evento de lançamento da temporada, realizado nesta terça-feira (14/10), no Salão Nobre do Corinthians, em São Paulo. Em dois momentos, os atletas subiram ao palco para compartilhar suas expectativas para o campeonato. Primeiro, os nomes mais experientes, com uma história de consistência.
Depois, os jovens talentos, representantes de uma nova geração pronta para causar impacto e dar continuidade à evolução do basquete brasileiro.
Maior vencedor da história do NBB CAIXA com seis títulos ao lado de Olivinha e Marquinhos, Jhonatan Luz, do Flamengo, falou da dificuldade de conquistar o troféu mais uma vez. “Temos de bater no Franca, naquela panela”, brincou. “Todo ano surge mais um obstáculo, grandes jogadores, grandes equipes, com uma competitividade muito grande. Eu sempre tive sorte de poder estar em grandes times, ter grandes companheiros ao meu redor, me possibilitando conquistar os seis títulos.”
Representante do atual tetracampeão do NBB CAIXA, Georginho de Paula comentou sobre se existe pressão pelo Sesi Franca ser o time a ser batido. “Nós, de Franca, sabemos dessa pressão, sabemos da responsabilidade que é e trabalhamos todos os dias para corresponder muito bem. Nosso objetivo é conquistar mais um caneco e fazer história, mas sabemos que não será uma missão fácil”, afirmou o armador.
Slogan
Rosto da campanha da temporada 2025/26, que traz o slogan “Nossa Terra tem Basquete”, Alex Garcia retornou ao cafezal onde trabalhou durante anos antes de entrar no basquete e expressou seu sentimento. “Eu trabalhava lá quando tinha oito ou nove anos, passei por mercados, casas de familiares, tudo isso para poder vencer no basquete e ajudar a minha mãe em casa. Sempre levei essas tarefas como lazer e diversão, ajudando minha mãe, estando na companhia dela. Saber que tive esse momento na infância me motiva a jogar até hoje. Toda vez que eu piso na quadra, eu faço o meu melhor, porque esse filme passa na minha cabeça”, afirmou o jogador do Bauru Basket, que, aos 45 anos, disputará sua 18ª edição do NBB CAIXA.
Outro que faz parte do seleto grupo de jogadores que estão no NBB CAIXA desde o começo, em 2008/09, Jimmy falou do retorno a Campina Grande, onde defenderá mais uma vez a Unifacisa. “A minha primeira passagem lá foi muito marcante, meu filho nasceu lá. Vou ter um link com a cidade sempre por causa do meu filho. E eu gosto muito da instituição, como ela funciona, das pessoas que estão envolvidas lá”, afirmou o jogador, que chegou após um pedido do técnico Pablo Costa.
Destaque da nova geração, o armador Tico Faria fez história na última edição da LDB, tornando-se o maior assistente da competição. Ele comentou sobre a sua relação com Elinho, o líder de assistências do NBB CAIXA, atualmente seu companheiro no Corinthians. “Estar do lado da minha referência é sensacional. Tento todos os dias pegar algumas dicas e a experiência dele, não só com ele, mas com todos os atletas. Estar nesse elenco é ótimo para mim, que sou novo ainda e estou pronto para mais uma temporada ao lado deles.”
Após desempenhar o papel de sexto homem na temporada passada, o armador Cauã Pacheco pretende ter um protagonismo maior no NBB CAIXA 2025/26, agora sob o comando de Gustavinho de Conti. “Tenho de me solidificar no mercado brasileiro. Estou trabalhando para isso, estamos tendo um bom período de treinos com o Gustavinho. Vou correr atrás do meu”, avisou.
Representante do estreante Basket Osasco, Matheus Weber sabe o tamanho do desafio que terá pela frente na temporada. “É uma responsabilidade muito grande, mas também é uma coisa que tenho de agradecer, porque sabemos o quanto trabalhamos para ter uma oportunidade, para chegar nesse nível e poder representar o Osasco, ter um papel mais efetivo no time. É uma coisa que me dá muito orgulho”, afirmou.

Do São José
Apesar de jovem, Adyel Borges, irmão do armador Alexey, do Flamengo, disputará sua oitava temporada do NBB CAIXA e está bastante empolgado com o que pode apresentar pelo Mr. Moo São José Basketball. “É um lugar gostoso de jogar. É um lugar que temos essa emoção fora da quadra também, não só dentro. E, para mim, é muito bom, porque é um jeito que eu gosto de jogar, de vibrar bastante, chamar a torcida, chamar o time. E isso só eleva um pouco o nível da nossa equipe e da nossa entrega também.”
Por fim, Gabriel Landeira, promessa do Paulistano/CORPe, falou da importância do trabalho com o técnico Demétrius Ferracciú para o seu crescimento antes do início de mais uma temporada. “É uma experiência muito boa poder aprender todo dia com um cara como Demétrius, que sabe muito do basquete, está sempre dando dica, fala uma coisa que te dá uma visão diferente. Feliz por ter a oportunidade também de trabalhar na melhor condição do Brasil, melhor comida, ginásio, bola… Não falta nada para representar bem”, finalizou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, e parcerias oficiais Universidades Cruzeiro do Sul, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Na foto (de Fabrício Miguel/LNB), Adyel Borges, do São José, entre os cinco jogadores jovens do evento desta terça-feira.
Fonte :- São José Basketball teve lançamento de campeonato - Jogando Juntos