Offline
Publicidade
Times da região conversaram sobre o campeonato
Publicado em 18/10/2025 10:30
Notícia

Valtencir Vicente

Com o calendário do futebol nacional de 2026 espremendo os campeonatos estaduais, a Federação Paulista de Futebol resolveu reunir os clubes da Série A-2 na manhã desta sexta-feira, antes do conselho técnico que definirá as diretrizes da competição. Apesar do aperto, a FPF poderá surpreender e até aumentar o número de rodadas.

 

Nos últimos anos, o Paulista da Série A-2 tem sido disputado em 21 rodadas. Na primeira fase, os 16 times se enfrentam em turno único de 15 rodadas, classificando os oitos melhores para o mata-mata. No afunilamento, mais seis rodadas com as duas das quartas de final, as duas das semifinais e as duas das finais.

 

Quando a Confederação Brasileira de Futebol anunciou que o Campeonato Brasileiro da Série B de 2026 começará no dia 21 de março, as contas iniciais das datas da Série A-2 passaram a sugerir uma necessária mudança na fórmula de disputa.

 

Com a A-2 começando no dia 10 de janeiro e tendo jogos em todas as datas bases de domingos e quartas-feiras disponíveis, sem uma única de reserva para imprevistos, a primeira fase teria os dias 11, 14, 18, 21, 25 e 28 de janeiro; 1, 4, 8, 11, 15, 18, 22 e 25 de fevereiro e a 15ª no dia 1 de março.

 

Consequentemente, restariam mais cinco datas para o mata-mata de afunilamente, nos dias 4, 8, 11, 15 e 18 de março. Assim, na teoria, ficaria faltando uma para o jogo de volta das finais entre os dois times já promovidos à Série A-1.

 

No entanto, é provável que a FPF já tenha combinado um ajuste com a CBF para o caso de confrontos de datas para times da reta final da Série A-2 também envolvidos com a abertura do Brasileiro da Série B. Seria uma conquista do presidente Reinaldo Carneiro Bastos que ainda também terá a necessidade de acomodar o Campeonato Paulista da Série A-1 dentro do calendário nacional.

 

A impressão de uma abertura na CBF ficou ressaltada pelo fato de ter havido, na reunião desta sexta-feira, uma discussão sobre a possibilidade de mudança na reta decisiva da Série A-2, com o mata-mata das quartas de final e semifinais trocados por dois grupos de quatro equipes. Os quadrangulares de dois turnos representariam seis rodadas que levariam o campeonato de 21 para 23, mantendo a conta com mais as duas nas finais.

 

flor

 

Reunião definitiva

 

Como a reunião de hoje foi apresentada como um encontro extraoficial, as definições ficaram para o conselho técnico inicialmente marcado para o dia 11 de novembro e que, a pedido dos clubes, deverá ser antecipado para o final deste mês, no dia 29.

 

Até lá, a FPF também procurará patrocinadores e parceiros que possam ajudar nas despesas dos clubes. As cotas da FPF seriam reduzidas em 25%, mas viriam compensões do tipo ônibus para as viagens das delegações e descontos nas taxas de arbitragem e outras cobradas nos borderôs das rendas das partidas.

 

Na sala de reuniões da FPF estiveram o presidente do Taubaté Vitor Rodolfo, o executivo do futebol do São José Sidiclei Menezes e representantes dos outros 14 times da Série A-2: Internacional de Limeira, Água Santa de Diadema, Ituano, Ferroviária de Araraquara, XV de Piracicaba, Santo André, Grêmio Prudente, Oeste de Barueri, Juventus, Linense, Votuporanguense, São Bento de Sorocaba, Sertãozinho e Monte Azul.

 

Na foto (de Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão), os participantes do encontro desta sexta-feira na FPF

 

Fonte:- https://www.jogandojuntos.com.br/times-da-regiao-conversaram-sobre-o-campeonato/

Comentários