A reunião do Conselho Técnico do Campeonato Paulista da Série A-2 de 2026 ainda estava transcorrendo no final da tarde desta quarta-feira, quando a principal novidade já estava definida. Apesar de um calendário nacional que espreme os estaduais do começo da temporada, a Federação Paulista de Futebol conseguiu um aumento no número de datas, de 21 para 25.
Nos últimos anos, a fórmula de disputa Série A-2 teve os 16 times se enfrentando em um turno único de 15 rodadas e classificando os oitos melhores para o afunilamento em mata-mata. Seis rodadas com quartas de final, semifinais e finais.
Para 2026 a novidade virá com o mata-mata das quartas de final sendo trocado por dois grupos de quatro times, com seis rodadas de quadrangulares de turno e returno. Os dois melhores de cada grupo avançarão às semifinais que continuarão definindo os dois finalistas com acesso à Série A-1.
Além de São José e Taubaté, participavam da reunião representantes dos outros 14 times do campeonato: Internacional de Limeira, Água Santa de Diadema, Ituano, Ferroviária de Araraquara, XV de Piracicaba, Santo André, Grêmio Prudente, Oeste de Barueri, Juventus, Linense, Votuporanguense, São Bento de Sorocaba, Sertãozinho e Monte Azul.

Mais informações
Minutos depois, com o evento encerrado, a assessoria de Imprensa da Federação Paulista de Futebol divulgou o seguinte material:
*** Em 25 datas, o Campeonato Paulista da Série A2 de 2026 terá uma mudança importante em sua fórmula de disputa em relação aos últimos anos. A definição aconteceu após reunião presencial do Conselho Técnico na tarde desta quarta-feira (29) no Edifício Pelé, sede da Federação Paulista de Futebol. A proposta aprovada pelos clubes prevê quadrangulares na segunda fase e disputa do acesso em mata-mata. Todas as partidas terão transmissão ao vivo.
Sendo assim, as 16 equipes se enfrentam em turno único na primeira fase -que rebaixa as duas piores equipes-, classificando as 8 melhores que serão divididas em dois grupos onde se enfrentarão em turno e returno. As duas mais bem posicionadas de cada chave disputam a semifinal que valerá, além de vaga na decisão, o acesso à elite estadual de 2027. Nestas fases, em caso de empate no placar agregado, valerá a melhor campanha.
No quadrangular, os grupos serão compostos por 1º, 3º, 6º e 8º colocados da primeira fase em uma chave; e 2º, 4º, 5º e 7º em outra.
A proposta aprovada definiu que a competição terá início em 11 de janeiro e a decisão está prevista para 13 de maio (Obs.: neste ano foi de 15 janeiro a 5 de abril), .
Os clubes poderão inscrever 26 atletas na Lista A, tendo a Lista B número ilimitado de inscrições.
Participam da Série A2 do Campeonato Paulista de 2026: Água Santa e Inter de Limeira (rebaixados da elite neste ano); Ituano, Taubaté, Ferroviária, XV de Piracicaba, São José, Santo André, Grêmio Prudente, Oeste, Juventus, Linense, Votuporanguense e São Bento (remanescentes da última disputa); Sertãozinho e Monte Azul (que conquistaram o acesso na Série A3 de 2025). ***
Na foto (de Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão), o presidente da FPF Reinaldo Carneiro Bastos no comando da reunião.
Fonte :- São José e Taubaté terão uma Série A-2 maior - Jogando Juntos