A Seleção Brasileira Feminina de Rugby, com três jogadoras do São José e duas do Jacareí, neste domingo terá o segundo jogo pela Copa do Mundo, na Inglaterra. Às 12h45, na cidade inglesa de Exeter, enfrenta a França com transmissão ao vivo na ESPN3 e Disney+.
Confira no material enviado pela assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby.
A segunda rodada da Copa do Mundo Feminina de Rugby (Women’s Rugby World Cup) agitará o fim de semana da bola oval, com a Inglaterra, país sede, recebendo quatro jogos no sábado e outros quatro jogos no domingo.
A Copa do Mundo reúne as 16 melhores seleções do mundo no Rugby XV e o Brasil está marcando época ao se tornar a primeira seleção sul-africana na história da competição. As Yaras estrearam no domingo passado diante da África do Sul, na cidade de Northampton, e voltarão a campo no domingo, dia 31, diante da França, no estádio Sandy Park, em Exeter.
Na primeira rodada, a França derrotou a Itália por 24 a 0, ao passo que o Brasil foi superado pela África do Sul por 66 a 6, em jogo que as brasileiras chamaram a atenção do mundo fazendo 241 tackles, o maior número da Copa do Mundo até o momento. A participação inédita das Yaras na maior competição do Rugby XV mundial chama a atenção para o momento de crescimento do Brasil no cenário internacional.
“Eu diria que a mentalidade das jogadoras foi muito boa — elas deram tudo de si, mais de 100%. Acho que o primeiro jogo é sempre muito difícil, há muitas emoções envolvidas. Fizemos boas chamadas nos lineouts e, quando tivemos posse de bola e avançamos, conseguimos fazer coisas boas que vamos tentar repetir mais vezes”, comentou o treinador uruguaio do Brasil, Emiliano Caffera, sobre a estreia contra as sul-africanas.
“Sabemos que a França está entre as quatro melhores do mundo, sabemos que vai ser mais difícil do que contra a África do Sul. Precisamos trabalhar internamente, manter mais a posse de bola e tentar melhorar nos scrums e lineouts. Depois desse primeiro jogo, as meninas agora viram como é o nível aqui. O que elas precisam fazer é correr o máximo possível, acompanhando a intensidade da partida. Vai ser mais difícil contra a França, então, se conseguirmos manter a posse de bola e colocar em prática o que treinamos, será um bom jogo”, analisou o treinador para o duelo com as francesas, equipe 4ª colocada no Ranking Mundial.
Jogo inédito
A partida em Exeter, no sudoeste da Inglaterra, será a primeira na história entre Brasil e França no rugby XV feminino. As francesas estão entre as potências do rugby mundial, mas o Brasil vai a campo com a meta de performar bem novamente e fazer seu primeiro try na competição.
“Viver e estar no ambiente da Copa do Mundo tem sido incrível — as pessoas têm sido muito gentis conosco e estão torcendo por nós, então está sendo uma experiência muito legal. Tomara que a gente não precise fazer tantos tackles contra a França. Esperamos ter mais posse de bola, assim o jogo será mais divertido. Eu diria que joguei mais partidas de rugby XV do que minhas companheiras. Às vezes, na tomada de decisão, consigo dar suporte para elas.”, falou Íris Coluna, vice capitã do Brasil.
Novamente, as Yaras entrarão em campo com um upepê, uma borduna do povo Rikbaktsa, presenteado à seleção de rugby, que presta tributo a identidade indígena do povo brasileiro. O último jogo das brasileiras será no dia 7 de setembro contra a Itália em Northampton.

Times prováveis
Brasil: 15 Fernanda Tenório, 14 Isadora Lopes, 13 Edna Santini, 12 Marina Fioravanti, 11 Yasmim Soares, 10 Maria Gabriela Graf, 9 Luiza Gonzalez Campos, 8 Íris Coluna, 7 Larissa Carvalho, 6 Letícia Medeiros, 5 Letícia Silva, 4 Eshyllen Coimbra, 3 Tais Prioste, 2 Isabela Gomes Saccomanno e 1 Samara Vergara.
Suplentes: 16 Natália Jonck, 17 Franciele Barros, 18 Pâmela Santos, 19 Ana Carolina Santana, 20 Camilla Ísis Carvalho, 21 Leila Silva, 22 Carolyne Katrine Pereira, 23 Bianca Silva. (Mariana, Edna e Isabela são as jogadoras do São José e Letícia e Giovana, as do Jacareí).
França: 15 Émile Boulard, 14 Marine Ménager, 13 Nassira Kondé, 12 Gaby Vernier, 11 Kelly Arbey, 10 Lina Queyroi, 9 Pauline Bourdon Sansus, 8 Marie Morland, 7 Lea Champion, 6 Seraphine Okemba, 5 Hina Ikahehegi, 4 Taina Maka, 3 Rose Bernadou, 2 Agathé Gerin e 1 Annaele Deshaye.
Suplentes: 16 Elisa Riffonneau, 17 Makarita Baleinadogo, 18 Yllana Brosseau, 19 Axelle Berthoumieu, 20 Khoudedia Cissokho, 21 Alexandra Chambon, 22 Lina Tuy, 23 Carla Neisen.
Na foto (de Matías Santana), jogadoras brasileiras logo após a estreia contra a África do Sul.
Fonte :- Rugby feminino volta a campo na Copa do Mundo - Jogando Juntos