A tabela das quartas de final da Copa Paulista ficou definida na manhã desta quarta-feira e sem surpresas para o São José que enfrentará o Comercial. O jogo de ida, em Ribeirão Preto, será no domingo, às 15h e o da volta, no Martins Pereira, dia 13, um sábado, às 16h. Será mais um confronto para o histórico dos dois times.
Como em Ribeirão Preto haverá um jogo no sábado à tarde do outro time da cidade, com o Botafogo recebendo o Athletico Paranaense pelo Campeonato Brasileiro da Série B, o São José já esperava o resultado da tabela definido no conselho arbitral para os que avançaram das oitavas de final. E como a Federação Paulista de Futebol procura atender os interesses das equipes na escolha de dias e horários das partidas em casa, o confronto entre São José e Comercial surgiu sem novidades.
Deixando a possibilidade da inserção do VAR para as semifinais, o FPF divulgou o seguinte sobre as quartas de final:
*** As datas e horários dos confrontos das quartas de final da Copa Paulista Sicredi 2025 estão definidos. Os duelos de ida estão marcados para os dias 6, 7 e 8 de setembro e as partidas decisivas estão previstas para os dias 12 e 13. Os detalhes foram definidos em conselho técnico realizado na manhã desta quarta-feira (3) no Edifício Pelé, sede da Federação Paulista de Futebol.
Conforme o regulamento da competição as oito equipes remanescentes se enfrentarão em jogos de ida e volta com o vencedor no placar agregado de cada confronto avançando à semifinal do torneio. Em caso de igualdade ao final das duas partidas a vaga será decidida na disputa de penalidades. ***
A tabela

Confrontos
Na história de acessos dos dois times, jogos entre São José e Comercial estão marcados. Em 1987, quando subiu pela segunda vez à principal divisão do Campeonato Paulista, o time joseense fez a festa em Ribeirão Preto. Na quinta e penúltima rodada de um dos dois quadrangulares semifinais da então Divisão Intermédiária (atual Série A-2), venceu o já eliminado Comercial por 2 a 0 e ainda foi favorecido por um 0 a 0 em casa da Votuporanguense com o Nacional de São Paulo.
Na Série A-2 de 2011, em um dos dois quadrangulares semifinais que promoviam os dois melhores à Série A-1, o Comercial seguiu o Guarani e ambos subiram eliminando São José e Rio Preto. Depois de um 0 a 0 no Martins Pereira, o Comercial recebeu o time joseense na última rodada e venceu por 1 a 0. Aos 28 minutos do segundo tempo, o zagueiro Márcio Santos fez gol contra com uma estranha cabeçada.

Em 2018, pelo mata-mata das semifinais da Segunda (4ª) Divisão que valia uma das vagas de acesso à Série A-3, o Comercial aproveitou a vantagem da igualdade no placar agregado por conta da melhor campanha. Empatou por 1 a 1 no Martins Pereira e na volta de Ribeirão Preto, igualou a contagem em 2 a 2 fazendo o segundo gol no quarto dos sete minutos de acréscimos do segundo tempo.
Com o posterior acesso do São José em 2020, os dois times se reencontraram na 15ª e última rodada da fase inicial da Série A-3 de 2021. Já classificado e visitando o adversário que apenas cumpria tabela, o time joseense fez 2 a 0. Os estádios ainda estavam fechados à torcida por causa da pandemia.
Em 2022, o reencontro foi na nona rodada e com 0 a 0 no Martins Pereira. Depois, mais dois empates em um quadrangular que definiu dois dos quatro semifinalistas da Série A-3. Um 3 a 3 no Martins Pereira e um 0 a 0 em Riibeirão Preto serviram somente para o Comercial que avançou e depois comemorou acesso à Série A-2 junto com o campeão Noroeste de Bauru.
Mais recente
O São José subiu à Série A-2 em 2023 e reencontrou o Comercial na oitava rodada de 2024. No Martins Pereira, goleou por 4 a 0 com gols de João Gabriel, Jackson, Léo Gobo e Matheus Serafim. O time joseense avançou ao mata-mata e o ribeirão-pretano acabou na última posição e rebaixado à Série A-3.
No primeiro quadrimestre deste ano, o São José avançou novamente ao mata-mata da Série A-2, permanecendo na divisão. O Comercial sofreu com a pior campanha da Série A-3 e amargou um segundo rebaixamento consecutivo, caindo à Série A-4 do ano que vem.