O São José Rugby lembrou do jogo de despedida da sua ex-jogadora Edna Santini, que assim como Mariana Nicolau e Isabela Saccomanno, representou a instituição joseense na Seleção Brasileira que foi a Copa do Mundo. Enquanto isso, o time principal adulto planeja confirmar a quarta colocação no principal campeonato brasileiro.
Confira no material enviado por Rodrigo Correia, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa do time.
A primeira participação do Brasil na Copa do Mundo Feminina de Rugby XV terminou no domingo passado (07), em Northampton, na Inglaterra. No Estádio Franklin’s Gardens, as Yaras encararam a Itália, quinta colocada da última edição do torneio. Logo no início, Raquel Kochhann abriu o placar com um penal convertido, mas a seleção europeia impôs seu ritmo e venceu por 64 a 3.
O duelo também marcou a despedida de uma lenda: Edna Santini, jogadora do São José Rugby e primeira atleta da história a disputar todas as grandes competições internacionais pelo Brasil: Copa do Mundo de Rugby XV, Copa do Mundo de Rugby Sevens, Jogos Olímpicos, Circuito Mundial de Rugby Sevens, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Rugby League e Mundial Universitário. Aos 33 anos, Edna anunciou a aposentadoria da Seleção Brasileira:
“Estou muito realizada. Eu tenho 23 anos de rugby e é importante saber o momento certo de parar. Eu sei que fiz algo de bom pelo rugby e espero que mais meninas se inspirem a jogarem nosso esporte. Eu vou seguir no rugby, já sou treinadora e quero ajudar mais crianças a conhecerem o rugby”, comentou a atleta.
Além de Edna, o São José Rugby também esteve representado por Mariana Nicolau e Isabela Saccomanno, que integraram a convocação histórica da Seleção Brasileira na primeira Copa do Mundo de Rugby XV disputada por uma equipe sul-americana.

Despedida
No principal campeonato brasileiro masculino adulto, o São José Rugby se despede da edição deste ano do Super 12 neste sábado (13), às 15h, no CT Ange Guimerá, diante do Charrua/RS.
Os Caipiras entram em campo em busca da confirmação da quarta colocação no Campeonato Brasileiro, o melhor resultado do time nos últimos anos. Atualmente, a equipe ocupa a quarta posição do Hexagonal Final, com 6 pontos em quatro jogos. Na última rodada, foi superada pelo Jacareí por 37 a 13, no Clássico Caipira.
O Charrua, por sua vez, ainda não somou pontos nesta fase decisiva. Foram quatro derrotas em quatro partidas, sendo a última contra o Pasteur, por 31 a 15. O clube paulistano é justamente o principal concorrente do São José Rugby na briga pelo quarto lugar: aparece em quinto, com 5 pontos, e encara a Poli neste sábado, em São Paulo.
Desde o Decacampeonato brasileiro conquistado em 2019, o São José Rugby busca se firmar novamente entre os protagonistas do cenário nacional. Com a pandemia, o Super 12 teve apenas três edições (2022, 2023 e 2024), e a melhor campanha joseense nesse período foi um quinto lugar. Por isso, a confirmação da quarta posição em 2024 é vista como um passo importante para a retomada do clube.
Taça de Prata M17
Além da equipe adulta, a base joseense também entra em campo neste fim de semana. O São José Rugby M17 disputa o Triangular da Taça de Prata do Campeonato Paulista da categoria e enfrenta o Tornados, neste sábado (13), às 11h, em Indaiatuba.
Na rodada de abertura, os joseenses venceram o Pinda por 62 a 7. Caso confirmem o triunfo diante do Tornados, garantem o título da Taça de Prata.

Nas imagens, Edna Santini sendo festejada pelas companheiras da Seleção Brasileira na despedida da Copa do Mundo da Inglaterra (foto de World Rugby) e uma das tentativas de ataque do São José no Clássico Caipira contra o Jacareí (foto de Karol Becker/Agência NTZ).
Fonte :- São José Rugby vive momentos de despedidas - Jogando Juntos