O São José foi o vencedor do 75º Clássico do Vale, fazendo 2 a 1 na visita desta sexta-feira à noite ao Taubaté. O resultado da partida que abriu a oitava rodada do Campeonato Paulista da Série A-2 levou o time joseense à sexta colocação, dormindo entre os oito melhores da zona de classificação. Também manteve o taubateano na penúltima posição da zona de rebaixamento.
No Taubaté, o estreante técnico Fahel Júnior colocou o zagueiro André Klaus no lugar do suspenso Renan Diniz. No São José, com o técnico Jorge Castilho em seu terceiro jogo no cargo, o zagueiro Iran entrou na vaga deixada pelo contundido Léo Rigo.
Diante de mais de 3.000 torcedores, os dois times fizerem um primeiro tempo ruim, sem ataques incisivos e muitos erros de passes. Consequência de uma forte marcação e cuidados defensivos porque ambos vinham se comprometendo levando gols sofridos por falhas que poderiam ter sido evitadas.
Na volta do intervalo, o São José abriu o placar logo aos 30 segundos. Gabriel Ramos aprofundou um passe pela meia direita, Lucas Reis abriu na ponta e o lateral Matheus Rocha chegou cruzando na medida. Gabriel Ramos, no embalo, fechou na primeira trave e cabeceou para baixo, no esquerdo.
Instigado, o Taubaté reagiu positivamente e depois de algumas tentativas de pressão, empatou, aos 14 minutos. O lateral-direito Mika fez uma levantamento longo da direita e a bola, caindo sobre o goleiro, bateu no travessão e sobrou na ponta esquerda para Romarinho. O atacante chute forte, em diagonal e resvalou no lateral Matheus Rocha antes de entrar no angulo direito.
Bem diferente do primeiro tempo, o jogo seguiu aberto, com descidas alternadas, defesas arrojadas dos goleiros e raros momentos de domínio de um lado sobre o outro. E como o empate era ruim para os dois, os jogadores mantiveram a competitividade. ignorando o desgaste físico.
Dentro dos seis minutos de acréscimos, que depois chegaram a nove, o São José desempatou fazendo 2 a 1, aos 48. Em passe de Pedro Athur, da esquerda para a meia, Thomaz Carvalho arriscou de fora da área e mandou um chute fraco e rasteiro. O goleiro Samuel Ramos, que vinha sendo um dos destaques da partida, deixou a bola escapar e o meia Michael Paulista, chegando antes de Clessione, empurrou o rebote para dentro.
A disputa
A atual primeira fase do campeonato, denominada Grupo 1, tem os 16 times se enfrentando em turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão à segunda fase e os dois últimos descerão rebaixados à Série A-3. Os seis restantes sairão eliminados.
A segunda fase virá com os oito classificados em dois grupos (1º colocado, 3º, 6º e 8º no Grupo 2 e 2º, 4º, 5º e 7º no Grupo 3). Em cada grupo haverá um quadrangular de seis rodadas de turno e returno. Os dois melhores de cada grupo avançarão em cruzamento ao mata-mata das semifinais (1º do 2 x 2º do 3 e 1º do 3 x 2º do 2) valendo as duas vagas de acesso à Série A-1 de 2027.
A classificação, após o Clássico do Vale, ficou assim: 1º – Ferroviária de Araraquara (17 pontos); 2º – Ituano (15); 3º – Água Santa de Diadema (13); 4º – Votuporanguense e Juventus (12); 6º – São José (11); 7º – Santo André e Sertãozinho (10); 9º – XV de Piracicaba e Linense (9); 11º – Monte Azul e Osasco Sporting (8); 13º – Internacional de Limeira (6); 14º – Grêmio Prudente (5); 15º – Taubaté (4) e 16º – São Bento de Sorocaba (0).
A oitava rodada terá cinco jogos no sábado: Ferroviária x XV de Piracicaba (18h), Ituano x Santo André (18h), Água Santa x Juventus (16h), Inter de Limeira x Votuporanguense (16h) e São Bento x Grêmio Prudente (15h30). No domingo, os outros dois: Monte Azul x Sertãozinho (10h) e Linense x Osasco (10h).
Depois, pela nona rodada, os dois times voltarão a jogar na quarta-feira. O São José visitará o XV de Piracicaba (20h) e o Taubaté, o Votuporanguense (19h30).
Na confronto do Clássico do Vale que começou em 1965, agora são 26 vitórias do São José, 22 do Taubaté e 27 empates. Os joseenses marcaram 71 gols e os taubateanos, 67.

Os times
O Taubaté, do técnico Fahel Júnior: Samuel Pires; Mika, Luanderson, André Klaus e Eduardo Diniz (Ítalo 20’/2º); Wesley Fraga, Zé Pagliarini (Yamada 37’/2º) e Rodrigo Gaia (Bernardo Rosa – intervalo); Ariel (Maranhão 10’/2º), Macário (Luan Costa 55’/2º) e Romarinho.
O São José, do técnico Jorge Castilho: Gabriel Affonso; Matheus Rocha, João Ramos, Iran e Felippe Borges (Carlos Henrique – intervalo); Luís Otávio (Martineli – intervalo), Thomaz Carvalho e Michael Paulista; Rodrigo Carioca (Gabriel Ramos – intervalo), Lucas Reis (Clessione 32’/2º) e Rikelmi (Pedro Arthur 41’/2°).
No estádio Joaquim de Morais Filho, onde 3.218 torcedores pagantes proporcionaram a renda de R$ 72.000,00, a equipe de arbitragem contou com: Gabriel Henrique Meira Bispo (árbitro), Raphael de Albuquerque Lima (assistente 1), Leonardo Tadeu Pedro (assistente 2), Márcio Mattos dos Santos (quarto árbitro) e Renato Carlos (analista de vídeo).

Nas imagens, o taubateano Eduardo Diniz tentando conter uma escapada do joseense Michael Paulista (foto de Rhamon Castro) e o atacante Macario contra os defensores Iran e Matheus Rocha (Victor Cônsoli/ECT).
Fonte :- São José desempate no fim e vence em Taubaté - Jogando Juntos