Offline
Taubaté se enrosca e deixa escapar vitória
Publicado em 15/02/2026 11:22
Notícia

O Taubaté deixou escapar a primeira vitória em casa pelo Campeonato Paulista da Série A-2. Depois de ter aberto 3 a 1 no primeiro tempo, empatou por 3 a 3 e segue colado na zona de rebaixamento. Foi um jogo complicado porque o adversário também tenta escapar das últimas colocações.

Sobre o jogo, confira a crônica do jornalista Moacir dos Santos, do blog moataubate.com.br .

*** Após estar vencendo pelo placar de 3 a 1, o Taubaté cedeu o empate ao Monte Azul em partida realizada no Joaquinzão, neste sábado de carnaval.

Dois pontos fundamentais contribuíram para esse empate.

O primeiro pelo número de oportunidades perdidas pelo Taubaté para sapecar uma goleada no adversário. Só no travessão foram três bolas.

O segundo, a ridícula expulsão do experiente lateral Eduardo Diniz que substituiu Ítalo na lateral esquerda e em lance com a bola já fora de campo, acabou agredindo o adversário na frente do árbitro e levou o vermelho, isso aos 35’ do segundo tempo, deixando o Tauabté com um jogador a menos que passou a tomar sufoco do adversário.

Terceiro e não menos importante, foi o arbitragem. Nota zero, ridícula. Amarelou o time do Taubaté com gosto, foram 6 cartões, deixou de validar um gol taubateano com a bola dentro do gol, contando com a participação do seu auxiliar número um. E no lance que originou o gol de empate do adversário deixou de marcar uma falta clara no jogador Romarinho do Taubaté que saída com a bola dominada de sua defesa. Nome do trio de arbitragem: Árbitro: Gustavo Alencar Rodrigues – Auxiliares: Felipe Camargo Moraes e Alexandre Nascimento da Silva. Quarto árbitro: João Batista do Nascimento Avelino.

O jogo

O Taubaté, empolgado pela vitoria em Votuporanga, entrou em campo com disposição e dominando o jogo. A todo instante criava jogadas de ataque em bucha de abrir a contagem que aconteceu aos 4’ de jogo, jogada pela direita cruzamento, Romarinho dentro da área dá um toque de cabeça, servindo Macário livre na área para tocar com o gol livre. 1 a 0.

O Taubaté era eficiente nas criações de jogadas rápidas com bons desempenho no meio campo com Wesley Fraga e Bernardo Rosa e ao 12 quase ampliou com uma finalização de Macário par grande defesa do goleiro Igor Castro.

O ataque frequente do Tauabté mandou a primeira, de três bolas, no travessão em cabeçada de Romarinho após cruzamento de Maranhão.

Porém aos 21’, o Monte Azul se aproveitou do espaço dado pelo Taubaté trocou bola no ataque e Vitinho recebeu pela esquerda finalizou no canto do goleiro Adilson Junior, 1 a 1.

O Taubaté não diminuiu o ritmo e aos 26’ Macário finalizou de fora da área com perigo, a bola saiu raspando a trave.

A segunda bola no travessão, desta vez aos 37’com o lateral Ítalo que bateu no gol com o goleiro adiantado, a bola tocou no travessão e foi pela linha de fundo.

Dois minutos após, o segundo gol taubateano. Lance pela direita, Maranhão dentro da área viu Macário melhor colocado e tocou para o artilheiro marcar mais um, 2 a 1. E Macário teve nova chance real de gol aos 47’ quando recebeu dentro da área livre de marcação e errou na finalização.

Mas ao 49’ o terceiro gol taubateano, desta vez Macário roubou a bola do setor defensivo, serviu Romarinho que ampliou 3 a 1.

Segundo tempo

Na etapa final, a desatenção do setor defensivo taubateano proporcionou o segundo gol do adversário, isso logo no segundo minuto, em cobrança de escanteio o agueiro Allan Passos tocou de cabeça, 3 a 2.

O Taubaté continuou criando chances de ouro, mas as finalizações não eram concluídas com sucesso como aos 11’ Bernardo Rosa avançou atrás da linha de zaga adversário, dominou e na saída do goleiro tocou por cobertura, a bola caprichosamente bateu no travessão, tocou no chão e a zaga tirou. Seria um verdadeiro golaço. Um minuto antes Macário finalizou o goleiro fez grande defesa e na sobra Maranhão tocou para o gol, o zagueiro tirou, mas a bola já havia ultrapassado a linha do gol. Árbitro e auxiliar erraram vergonhosamente ao dar sequência na jogada.

Aos 35’, o lamentável lance. O experiente lateral Eduardo Diniz que havia entrado em lugar de Mika, agride o adversário na frente do árbitro e leva o cartão vermelho, prejudicando sua equipe que, passou a jogar com um a menos, recebendo pressão ofensiva do adversário.

Minutos depois o árbitro assinalou penalidade máxima para o Monte Azul., penalti “mandraque”, que Wanderson cobrou para grande defesa do goleiro Adilson Junior.

Já nos acréscimos aos 50’, o Monte Azul chegou no empate em mais um lance duvidoso. A defesa taubateana recuperou a bola com Romarinho que ao sair jogando recebeu falta clara, o árbitro próximo ao lance nada marcou e na sequencia, o zagueiro Allan Passos bateu de fora da área no ângulo empatando o jogo.

A posição

Com o empate o Taubaté continua proximo a zona de rebaixamento, agora com 8 pontos, um a mais que Grêmio Prudente, na zona do rebaixamento e dois a menos que a Inter na 13ª colocação

O Taubaté volta a campo na quarta-feira (18) recebendo no Joaquinzão o Santo André, às 20h00, necessitando conquistar sua primeira vitoria no campeonato no Joaquinzão. ***

Taubaté se enrosca e deixa escapar vitória 2

Os times

O Taubaté, do técnico Fahel Júnior: Adilson Júnior; Mika (Eduardo Diniz 24’/2º), Breno, Renan Diniz e Ítalo; Wesley Fraga, Bernardo Rosa (Ariel 24’/2º) e Yamada (Zé Gabriel 38’/1º); Maranhão (Leozinho 12’/2º), Macário e Romarinho.

O Monte Azul, do técnico Josué Gamma: Igor Castro; Gustavinho (Vitor Hugo – intervalo), Luan Silva, Alan Passos e Sony Anderson (Vitão 24’/2º); Clayton, Vitor Mariano (Ronildo – intervalo) e Vitinho (Fábio Santos 30’/2º); Reidner, Wallace Moraes (Luca Aruba 18’/2º) e Wanderson.

No estádio Joaquim de Morais Filho, a equipe de arbitragem contou: Gustavo Alencar Rodrigues (árbitro), Felipe Camargo Moraes (assistente 1), Alexandre Nascimento da Silva (assistente 2), João Batista do Nascimento Avelino (quarto árbitro) e Gustavo Cesar Pedrozo (analista de vídeo).

Na foto (de Victor Cônsoli/ECT), o atacante taubateano Macário escapando da marcação do Monte Azul.

 

Fonte :- Taubaté se enrosca e deixa escapar vitória - Jogando Juntos

Comentários