O Taubaté recebe o Santo André nesta quarta-feira, às 20h e novamente jogará pela primeira vitória em casa no Campeonato Paulista da Série A-2. Tendo apenas um ponto de vantagem sobre a zona de rebaixamento, optou por contratar um lateral-direito para cobrir a posição desoberta pela suspensão de dois jogadores.
Soamando apenas oito pontos em 30 disputados, o Taubaté tem mais cinco rodadas para chegar aos 15 que geralmente garantem permanência na divisão. E como o total de 23 coloca as equipes entre as oito melhores da zona de classificação, matematicamente a eliminação ainda não está consumada.
Nos últimos três jogos, o Taubaté subiu de produção com a chegada do técnico Fahel Júnior e poderia ter alcançado resultados melhores. No Clássico do Vale, em casa, empatava por 1 a 1 quando o goleiro falhou e o São José fez 2 a 1 no final. E depois de uma vitória na distante Votuporanga, por 2 a 1, sobre o Votuporanguense, a primeira em casa acabou escapando nos 3 a 3 de sábado passado com o Monte Azul.
Logo no início do segundo tempo, o lateral-direito Mika recebeu o terceiro cartão amarelo e ficou suspenso para a próxima. Ele vinha pendurado desde a terceira rodada e depois da primeira advertência na segunda. Eduardo Diniz, que substituiu Mika aos 24 do segundo tempo, foi expulso aos 38 e quando o placar era ainda favorável, por 3 a 2.
O lateral-direito Eduardo Cassetari, de 20 anos, vinha sendo o reserva imediato de Mika desde a pré-temporada. No entanto, como ainda não teve a chance de estrear, o Taubaté preferiu contratar um outro lmais experiente e que provavelmente será escalado na vaga aberta.
Yago Rocha, de 31 anos, vinha participando do Campeonato Maranhense pelo Sampaio Corrêa. Em 2025, ele defendeu o mineiro Villa Nova e depois, o carioca Olaria. O Taubaté tinha até a próxima sexta-feira para utilizar a sua última ficha e completar a lista de 26 inscritos para a atual etapa da campeonato.
No sábado passado, sem o meio-campista Rodrigo Gaia que cumpriu suspensão por terceiro cartão amarelo, o técnico Fahel Júnior dirigiu a seguinte equipe contra o Monte Azul: Adilson Júnior; Mika (Eduardo Diniz), Breno, Renan Diniz e Ítalo; Wesley Fraga, Bernardo Rosa (Ariel) e Yamada (Zé Gabriel Pagliarini); Maranhão (Leozinho), Macário e Romarinho.
Adversário e arbitragem
O Santo André voltou à zona de classificação com uma vitória em casa sobre o Grêmio Prudente, por 1 a 0. O gol, aos 30 minutos do segundo tempo, foi marcado pelo estreante centroavante Matheus Sacramento que ano passado defendeu o XV de Jaú e depois, o Sergipe e o Piauí.
Nesta terça-feira, o Santo André anunciou a chegada do meia Guthierres, o mesmo que foi um dos destaques do Taubaté no ano passado e estava no goiano Centro Oeste. Ele está à disposição do técnico Maurício Copertino que no sábado passado dirigiu a seguinte formação: Gabriel Garparotto; Miguel Ribeiro, Felipe Santana, Henrique Cayres e Paulo Henrique; Ferreira, Mauro (Jhonatas 18’/2º) e Elvis; Emmanuel (Wesley Pratti 18’/2º), Matheus Sacramento (Juan Kelsen 35’/2º) e Daniel Davi (Victor Luiz 47’/2º).
No estádio Joaquim de Morais Filho, a equipe de arbitragem terá: Gustavo Holanda Souza (árbitro), Leandro Matos Feitosa (assistente 1), Pablo Lemos Fillet (assistente 2), Adeli Mara Monteiro (quarto árbitro) e Celso Barbosa de Oliveira (analista de vídeo).

A disputa
A atual primeira fase do campeonato, denominada Grupo 1, tem os 16 times se enfrentando em turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão à segunda fase e os dois últimos descerão rebaixados à Série A-3. Os seis restantes sairão eliminados.
A segunda fase virá com os oito classificados em dois grupos (1º colocado, 3º, 6º e 8º no Grupo 2 e 2º, 4º, 5º e 7º no Grupo 3). Em cada grupo haverá um quadrangular de seis rodadas de turno e returno. Os dois melhores de cada grupo avançarão em cruzamento ao mata-mata das semifinais (1º do 2 x 2º do 3 e 1º do 3 x 2º do 2) valendo as duas vagas de acesso à Série A-1 de 2027.
Sem o jogo da oitava rodada entre Monte Azul e Sertãozinho, que adiado por chuva foi remarcado para o dia 4 de março, a classificação, após 10 rodadas, está assim: 1º – Ituano (24 pontos); 2º – Ferroviária de Araraquara (20); 3º – Água Santa de Diadema (19); 4º – São José (17); 5º – Votuporanguense e Osasco (15); 7º – Santo André, Sertãzinho e Juventus (13); 10º – Internacional de Limeira e XV de Piracicaba (12); 12º – Linense (11); 13º – Monte Azul (10); 14º – Taubaté (8); 15º – Grêmio Prudente (7) e 16º – São Bento de Sorocaba (1).
A 11ª rodada terá todos os jogos nesta quarta-feira: Taubaté x Santo André (20h), Ferroviária x São José (20h), Ituano x Água Santa (19h), Votuporanguense x São Bento (19h30), Monte Azul x Osasco (15h), Sertãozinho x Juventus (19h), Grêmio Prudente x Inter de Limeira (19h30) e Linense x XV de Piracicaba (19h30).
Na foto (de Victor Cônsoli/ECT), o lateral Yago Rocha ao ser apresentado como novo contratado do Taubaté.
Fonte :- Taubaté volta a jogar em casa e com novo lateral - Jogando Juntos