Valtencir Vicente
O Taubaté abre a 12ª rodada do Campeonato Paulista da Série A-2 e precisa pontuar em Diadema, neste sábado, às 16h, para não correr o risco de descer à zona de rebaixamento. Depois de dois empates em casa, visita o vice-lider Água Santa que busca a melhor campanha geral para benefícios na reta final da disputa.
No sábado passado, pela 10ª rodada, o Taubaté recebeu o Monte Azul e empatou, por 3 a 3. Saiu do primeiro tempo ganhando por 3 a 1, mas deixou escapar dois pontos e a chance da primeira vitória em casa. Depois, na quarta-feira, pela 11ª rodada e novamente no Joaquinzão, levou um gol do Santo André no começo, empatou antes do intervalo, mas não conseguiu virar o placar.
Como o Grêmio Prudente somou apenas um ponto nos seus dois jogos, o Taubaté manteve a 14ª e antepenúltima colocação, a primeira além das duas da zona de rebaixamento. No momento, o time taubateano tem um ponto de vantagem e uma vitória contra nenhuma do concorrente. A equipe prudentina irá campo na manhã do domingo, visitante o Linense.
O técnico Fahel Júnior, de quatro partidas no comando do Taubaté e com uma vitória, dois empates e uma derrota, poderá contar com a volta de três jogadores que cumpriram suspensão automática na quarta-feira: o lateral-direito Mika, o meia Bernardo Rosa e o lateral reserva Eduardo Diniz. O lateral-direito Yago Martins, recentemente contratado, já estreou entrando no decorrer da partida.
Contra o Santo André, o Taubaté jogou com: Adilson Júnior; Leozinho (Yamada), Breno, Luizão e Ítalo; Wesley Fraga, Rodrigo Gaia e Ariel (Luan Santos); Maranhão (Yago Rocha), Macário e Romarinho.
Adversário e arbitragem
O Água Santa já chegou aos 22 pontos que garantem classificação antecipada, mas depois de voltar à vice-liderança, quer ultrapassar o líder Ituano. Quarta-feira, em Itu, venceu o confronto direto e quebrou a invencibilidade do adversário, mantido com 24 pontos. O único gol do jogo surgiu nos acréscimos, marcado pelo zagueiro Alisson.
Sem o meia Netinho, suspenso por teceiro cartão amarelo e o centroavante Gustavinho, vetado por concussão, o técnico Ademir Fesan dirigiu a seguinte equipe: Vanderlei; Roger, Hiago (Michel 18’/2º) e Alisson; Cerezo (Rikelmy 41’/2º), Marzagão, Cesinha e Willian Bahia (Rafael Verrone 41’/2º); Nicholas (Nícolas Viana 30’/2º), Vitão (Cristiano 18’/2º) e Levi.
No Estádio Municipal José Batista Pereira Fernandes (Distrital do Inamar), a equipe de arbitragem terá: João Vitor Gobi (árbitro), Daniel Paulo Ziolli (assistente 1), Diogo Cruz Freire (assistente 2), Leonardo Delfino de Abreu Lima (quarto árbitro) e Adriano Stange (analista de vídeo).
Taubaté encara desafio para voltar com pontos 2
A disputa
A atual primeira fase do campeonato, denominada Grupo 1, tem os 16 times se enfrentando em turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão à segunda fase e os dois últimos descerão rebaixados à Série A-3. Os seis restantes sairão eliminados.
A segunda fase virá com os oito classificados em dois grupos (1º colocado, 3º, 6º e 8º no Grupo 2 e 2º, 4º, 5º e 7º no Grupo 3). Em cada grupo haverá um quadrangular de seis rodadas de turno e returno. Os dois melhores de cada grupo avançarão em cruzamento ao mata-mata das semifinais (1º do 2 x 2º do 3 e 1º do 3 x 2º do 2) valendo as duas vagas de acesso à Série A-1 de 2027.
Sem o jogo Monte Azul x Sertãozinho, adiado por chuva na oitava rodada e remarcado para 4 de março, a classificação, depois de 11 rodadas, está assim: 1º – Ituano (24 pontos); 2º – Água Santa de Diadema (22); 3º – Ferroviária de Araraquara (21); 4º – São José e Votuporanguense (18); 6º – Sertãozinho e Osasco (16); 8º – XV de Piracicaba (15); 9º – Santo André (14); 10º – Internacional de Limeira e Juventus (13); 12º – Monte Azul e Linense (11); 14º – Taubaté (9); 15º – Grêmio Prudente (8) e 16º – São Bento de Sorocaba (1).
A 12ª rodada terá dois jogos no sábado: Água Santa de Diadema x Taubaté (16h) e Ituano x Sertãozinho (18h). No domingo, os outros seis: Santo André x São José (10h), Ferroviária x Monte Azul (18h), Osasco x Votuporanguense (10), XV de Piracicaba x Internacional de Limeira (18h), Juventus x São Bento de Sorocaba (10h) e Linense x Grêmio Prudente (10h).
Depois, nas três rodadas restantes, o Taubaté receberá o XV de Piracicaba, visitará o São Bento e terminará em casa, contra o Grêmio Prudente.
Na foto (de Victor Cônsoli/ECT), jogadores taubateanos em treino no Joaquinzão e após dois empates em casa.
Fonte:- https://www.jogandojuntos.com.br/taubate-encara-desafio-para-voltar-com-pontos/