No jogo que fechou a penúltima rodada do Grupo 4 da Copa Paulista e de dois times que anteciparam vaga no mata-mata de reta decisiva, o São José perdeu para o Oeste, em Barueri, por 2 a 1. O resultado tirou o time joseense da liderança da classificação geral que agora é do XV de Piracicaba. No sábado, a partida em casa contra a Portuguesa continua programada sem a presença de torcida, por conta de punição preventiva.
A estreia do goleiro Vinícius Fávero foi a principal novidade na formação do São José, ganhando uma oportunidade na posição de Gabriel Affonso. O atacante Cristiano começou no lugar de Luciano Oliiveira e o lateral-esquerdo Mateus Petri substituiu o suspenso Fernando Júnior. O lateral-direito Luís Gustavo, após automática por terceiro cartão amarelo, voltou na reserva de Caíque Geloni. O zagueiro Guilherme Cerqueira, o atacante Marlon e os meias João Gabriel e João Igor novamente foram vetados por contusão.
Em um gramado irregular que interferiu negativamente nas ações dos jogadores, a partida começou com o Oeste pressionando e deixando o São José sem saídas ao ataque. Mas depois, com o jogo já equilibrado, o time joseense levou um gol de contra-ataque, aos 36 minutos. O lateral-direito Romailson arrancou, aprofundou para Kaik cruzar rasteiro da linha de fundo e o centroavante Nathan, desviando na primeira trave, fez a bola caminhar em diagonal para o canto direito.
O São José empatou no primeiro minuto do segundo tempo, também armando jogada pela ponta direita. Cristiano abriu para o lateral-direito Caíque Geloni cruzar por baixo. Vinícius Tanque não alcançou, Fávio Henrique não dominou, mas Rone chegou finalizando no canto direito.
Na mesma
O gol marcado pouco mudou no rendimento do São José que continuou com muitas dificuldades para criar bons ataques. E para complicar, em um erro de saída de jogo da defesa na troca de passes, uma falta cometida possibilitou o segundo do Oeste, aos 25 minutos. João Braga mandou um chute forte no meio e o goleiro rebateu para frente. Lucas Alvim aparou o rebate cabeceando e dando um passe para o zagueiro Pedro Favorito finalizar a entrada da pequena área.
Na tentativa de um novo empate, o São José teve uma falta cobrada por Danilo Fidélis que saiu raspando o ângulo esquerdo e outras descidas que não chegaram a desestbilizar a defesa adversária, nem nos seis minutos dos acréscimos.
Com a derrota, o São José permaneceu somando 19 pontos e viu a liderança geral ir para o XV de Piracicaba que venceu na rodada e foi a 21. No sábado, às 15, om time joseense receberá a Portruguesa Santista e ainda sem saber se poderá abrir os portões do estádio Martins Pereira à torcida. Por enquanto, segue valendo a punição preventiva aplicada por conta da confusão registrada após a partida contra o Santo André, fora do estádio, entre um grupo de torcedores e delegação dos visitantes.
Os times
O São José, do técnico Marcelo Marelli: Vinícius Fávero; Caíque Geloni, Paulo César, Gustavo Brandão e Mateus Petri; Jeferson Lima (Bruno Camilo 41’/2º), Danilo Fidélis (Gabryel Freitas 41’/2º) e Flávio Henrique (Bruno Menezes 16’/2º); Cristiano, Vinícius Tanque e Rone (Gustavo Henrique 31’/2º).
O Oeste, do técnico Marcondes Paiva: Gabriel; Romailson, Gabriel Santos, Pedro Favorito e Raphael Pereira (Renato Vinícius 38’/2º); João Bernardo (Douglas Santos 25’/2º), Vitor Lima e João Braga; Kaik, Nathan (Bruno Gonçalves 41’/2º) e Lucas Alvim (Luís Felipe 38’/2º).
No estádio José Liberatti, onde 69 torcedores pagantes proporcionaram a renda de R$ 830,00, a equipe de arbitragem contou com: Gabriel Henrique Meira Bispo (árbitro), Rodrigo Meirelles Bernardo (assistente 1), Alexandre Nascimento da Silva (assistente 2), Renan Pantoja de Quequi (4º árbitro) e Mário Nogueira da Cruz (analista de vídeo).
A disputa
A atual etapa da Copa Paulista tem os 23 times divididos em quatro grupos regionalizados, sendo três de seis e um de cinco. Após turno e returno, os quatro melhores de cada grupo avançarão ao mata-mata de afunilamento. Nas oitavas de final, assim como nas quartas, semifinais e finais, o confronto que terminar com igualdade no placar agregado (pontos somados e gols marcados) será decidido nos pênaltis.
O emparceiramento dos times nas oitavas de final será em cruzamento olímpico e de acordo com a classificação geral: 1º x colocado x 16º, 2º x 15º, 3º x 14º, 4º x 13º, 5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º. Em cada confronto, a equipe com melhor campanha terá o segundo jogo em casa.
Os dois finalistas ganharão vaga em competição nacional de 2026. O campeão escolherá entre a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D, deixando a outra opção para o vice. A segunda partida das finais está programada para o dia 12 de outubro.
Classificação
A nona rodada foi fechada nesta segunda-feira e deixou a classificação assim:
Grupo 4 – 1º – São José (19 pontos em 9 jogos); 2º – Portuguesa Santista (14 em 9); 3º – Oeste e São Caetano (13 em 9); 5º – Taubaté e Santo André (7 em 9 e 1 vitória).
Grupo 1 – Monte Azul (14 em 7); 2º – Grêmio Prudente (13 em 7); 3º – Araçatuba (8 em 8) e 4º – Noroeste de Bauru (8 em 7) e 5º – Linense (5 em 7).
Grupo 2 – 1º – Comercial de Ribeirão Preto (17 em 9); 2º – União São João de Araras (16 em 9); 3º – Internacional de Limeira (14 em 9); 4º – Francana (11 em 9); 5º – Botafogo de Ribeirão Preto (9 em 9) e 6º – Itapirense (4 em 9).
Grupo 3 – 1º – XV de Piracicaba (21 em 9); 2º – Primavera de Indaiatuba (18 em 8); 3º – Paulista de Jundiaí (13 em 9); 4º – São Bento (10 em 9); 5º – Guarani (7 em 9) e 6º – Rio Branco de Americana (4 em 9).
Jogos
9ª Rodada
Sexta-feira – 8/8
Paulista 2 x 1 Rio Branco – 20h – Gp 3
Sábado – 9/8
São Caetano 2 x 0 Santo André – 15h – Gp 4
Araçatuba 1 x 1 Grêmio Prudente – 15h – Gp 1
Linense 0 x 2 Noroeste – 18h – Gp 1
Francana 2 x 2 União São João – 16h – Gp 2
Itapirense 0 x 3 Botafogo – 16h – Gp 2
Domingo – 10/8
Portuguesa Santista 2 x 1 Taubaté – 10h – Gp 4
Primavera 0 x 2 XV de Piracicaba – 11h – Gp 3
Segunda-feira – 11/8
Oeste 2 x 1 São José – 19h – Gp 4
Comercial 2 x 2 Inter de Limeira – 20h – Gp 2
Guarani 1 x 2 São Bento – 19h – Gp 3
Folga na tabela: Monte Azul – Gp 1
Última rodada
Dia 16 (sábado) – 15h: São José x Portuguesa Santista, Taubaté x São Caetano, Santo André x Oeste, Noroeste x Monte Azul, Grêmio Prudente x Linense, União São João x Comercial, Inter Limeira x Itapirense, Botafogo x Francana, XV Piracicaba x Paulista, São Bento x Primavera e Rio Branco x Guarani. O Araçatuba folgará na tabela.
Na foto (de Carlos Henrique), o meia joseense Flávio Henrique tentando escapar da marcação do zagueiro Pedro Favorito.
Fonte :- São José perde o jogo e a liderança geral - Jogando Juntos