Após sofrer com lesões no início de sua segunda passagem pelo Peixe, Neymar chegava para o confronto contra os cariocas em sua sétima partida seguida e vinha ajudando o time paulista a reagir no Brasileirão. Além disso, a sequência vinha com colaboração nos resultados, com 3 gols marcados.
O duelo de hoje também era cercado de expectativa pelo encontro do camisa 10 santista com Philippe Coutinho. Porém, quem se saiu melhor foi o vascaíno, que liderou o Vasco a um resultado histórico.
No apito final, a goleada deixou uma imagem marcante: Neymar, principal estrela do Santos, deixou o campo em lágrimas. Ainda no centro do gramado, o camisa 10 foi abraçado e consolado por Fernando Diniz, técnico do Vasco.
Mas, para o jornalista Mauro Cezar Pereira, tudo não passou de um teatro do jogador. Em sua crítica, ele relembrou a importância de Ney para o Peixe e disse que foi “tudo pelo protagonismo”.
Crise no Santos
A derrota para o Vasco reacendeu a preocupação do Santos com a zona de rebaixamento. Com a goleada sofrida e a vitória do Grêmio sobre o Atlético-MG, o Peixe voltou a ficar próximo dos quatro últimos colocados, apenas dois pontos acima da degola.