O São José empatou fora de casa na rodada de ida do mata-mata das oitavas de final da Copa Paulista e vai decidir diante da torcida, sábado, às 16h, no Martins Pereira. Na noite desta segunda-feira, na visita ao São Bento de Sorocaba, correu riscos ao levar um gol aos 14 minutos do segundo tempo, mas buscou a igualdade em jogada individual do lateral-esquerdo Fernando Júnior.
A formação joseense surgiu com dois desfalques imprevistos. O volante Jeferson Lima, que voltaria após ser preservado por ter ficado pendurado com dois cartões amarelos, sentiu dores no joelho em um treino e foi afastado para exames. O zagueiro Paulo César também foi vetado por contusão.
No lugar de Jeferson Lima entrou o meia João Igor e como o zagueiro Guilherme Cerqueira segue afastado por contusão, o recém-chegado Bruno Cardoso estreou no lugar de Paulo César. Também contratado durante a semana, o volante Luís Otávio entrou no lugar do lateral-direito Luís Gustavo e o volante Danilo Fidélis passou à lateral direita. No meio do ataque, Marlon começou no lugar de Vinícius Tanque, mas sentiu contusão muscular na coxa logo no início e saiu devolvendo a posição.
Em um gramado duro e ressecado que atrapalhava nas tentativas de trocas de passes, o jogo foi mais disputado que coordenado. O São José teve um melhor desempenho durante o primeiro tempo e três boas chances de abrir o placar, incluindo uma bicicleta do atacante Cristiano que resvalou no zagueiro Marco Gabriel e saiu raspando o ângulo direito, aos 33 minutos.
O São Bento conseguiu apenas uma única chance que foi a mais clara, antes, aos 16 minutos. Os dois zagueiros joseenses se atrapalham em uma bola que pingou na área e o atacante Hannyel ficou livre para colocar no canto esquerdo e proporcionar ao goleiro Gabriel Affonso uma grande defesa.
Diferente
No entanto, na volta do intervalo, o São José começou a ter dificuldades para evitar uma pressão do São Bento, principalmente em jogadas de linha de fundo e pela direita. Aos 14, a pressão sorocabana rendeu um escanteio da esquerda e o gol que abriu o placar. Hannyel subiu entre Bruno Cardoso e João Igor, escorou de cabeça e o zagueiro Marco Gabriel, da entrada da pequena área, finalizou.
O São Bento tentou aproveitar o bom momento, mas o São José encontrou um caminho diferente para empatar, aos 25. O lateral-esquerdo Fernando Júnior arrancou em diagonal e da entrada da área mandou um chute forte acertando o canto direito.
O gol de empate também reequilibrou as ações. O São José fechou a defesa e o São Bento não conseguiu criar o necessário para finalizações. Com a opção dos contra-ataques, o time joseense tentou algumas investidas, mas sem soltar o time para criar um volume de jogo que pudesse desestabilizar a defesa adversária.
Os times
O São José, do técnico Marcelo Marelli: Gabriel Affonso; Danilo Fidélis, Gustavo Brandão, Bruno Cardoso e Fernando Júnior; Luís Otávio, João Igor e Flávio Henrique (Bruno Menezes 15’/2º); Cristiano (Gustavo Henrique 41’/2º), Marlon (Vinícius Tanque 6’/1º) e Rone (Tony Lucas 41’/2º).
O São Bento, do técnico Fabiano Carneiro: Rafael Pascoal; Eduardo Grasson, Marco Gabriel (Eduardo 30’/2º) e Félix Jorge; Léo Príncipe, Vitão, Fábio Bahia, Rodrigo Andrade (Anderson Künzel 26’/2º) e Lauder (Waltinho 41’/2º); Pedro Igor (Vinicinho 30’/2º) e Hannyel (Flávio Souza 41’/2º).
No estádio Walter Ribeiro, a equipe de arbitragem contou com: Mariana Nanni Batalha (árbitra), Osvaldo Apipe de Medeiros Filho (assistente 1), João Petrúcio Marimônio de Jesus dos Santos (assistente 2), Michel de Camargo (4º árbitro) e Simone Xavier de Paula e Silva (analista de vídeo).

A disputa
No mata-mata de afunilamento da Copa Paulista, os confrontos são definidos em cruzamento olímpico e de acordo com a classificação geral (1º x último colocado, 2º x penúltimo…). O confronto que terminar empatado no placar agregado (igualado em pontos e gols marcados na soma dos dois jogos) será decidido nos pênaltis.
Os dois finalistas ganharão vaga em competição nacional de 2026. O campeão escolherá entre a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D, deixando a outra opção para o vice. A segunda partida das finais está programada para o dia 12 de outubro.
Jogos
A rodada de volta das oitavas de final:
Sexta-feira – 29/8
União São João de Araras x Noroeste de Bauru – 19h (0 x 1 na ida)
Sábado – 30/8
São José x São Bento de Sorocaba – 16h (1 x 1)
Portuguesa Santista x Oeste de Barueri – 15h (1 x 0)
Grêmio Prudente x São Caetano – 16h (0 x 0)
XV de Piracicaba x Araçatuba – 18h (0 x 1)
Domingo – 31/8
Monte Azul x Francana – 10h (1 x 1)
Primavera de Indaiatuba x Paulista de Jundiaí – 15h (0 x 1)
Observação: A rodada de ida será fechada nesta terça-feira com o jogo Internacional de Limeira x Comercial de Ribeirão Preto (15h). A partida da volta ainda não tem data e horários definidos porque a equipe limeirense terá um mata-mata simultâneo pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D, decidindo uma das vagas de acesso contra o goiano Goiatuba.
Na foto (de Carlos Henrique), o estreante volante joseense Luís Otávio escapando da marcação do volante sorocabano Fábio Bahia.
Fonte :- São José empata fora e vai decidir em casa - Jogando Juntos