O Jacareí Rugby voltou a vencer e manteve a liderança no hexagonal que definirá os dois finalistas do Brasileirão da modalidade. O São José perdeu no Rio Grande do Sul e ficou em situação complicada antes do confronto entre os dois times da região.
Sobre a movimentação jacareiense, confira o material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.
No sábado (23), o Jacareí Rugby venceu o Pasteur por 73-18 em jogo da terceira rodada do hexagonal final do Campeonato Brasileiro 2025, no Campo do Balneário, em Jacareí. Com o triunfo, os jacarés alcançaram os 15 pontos e seguem na liderança da fase final do torneio nacional. Restam duas rodadas para o fim desta etapa e os dois primeiros colocados avançam para a decisão.
Em tarde ensolarada, o Jacareí Rugby entrou em campo em busca de mais uma vitória na fase final do Brasileiro. A equipe jacareiense se impôs desde o princípio do jogo contra o Pasteur e conseguiu cinco tries ainda no primeiro tempo, garantindo ponto bônus ofensivo para o Jacareí Rugby, e alcançando os 33 pontos. Os paulistanos pontuaram com penais e um try para chegar aos 11.
Na segunda etapa, apesar das trocas, o Jacareí Rugby conseguiu manter o ritmo de jogo e ampliar ainda mais o placar. O Pasteur até marcou um try, mas não foi o suficiente para impedir o maior placar do Jacareí Rugby na história do confronto ao vencer por 73 a 18.
A vitória dos jacarés mantém a equipe em primeiro lugar com 15 pontos, seguido pelo Farrapos com a mesma pontuação, mas com saldo de pontos inferior ao Jacareí Rugby. A Poli assumiu a terceira posição com 10 e segue na cola dos líderes. O São José se afastou um pouco mais e soma seis pontos na tabela de classificação. Pasteur e Charrua já estão eliminados e ainda não somaram pontos na classificação.
O próximo jogo do Jacareí Rugby será contra o São José no dia 6 de setembro, em São José dos Campos (SP). Em caso de vitória com ponto bônus, o Jacareí Rugby encaminha a vaga para a decisão do Campeonato Brasileiro.
Base e Copa
No sábado (23), o SESI Jacareí Rugby enfrentou a Poli na decisão do Campeonato Paulista M17 Masculino. Com uma vitória por 45 a 17, os jacarés conquistaram mais um título estadual na base. Esse é o 13º título paulista Masculino de categorias inferiores conquistado pelo clube.
No domingo (24), o Jacareí Rugby recebeu cerca de 200 crianças com idade entre 6 e 14 anos, de equipes de todo o estado, para a disputa de jogos amistosos no Campo do Balneário. As partidas fizeram parte da Etapa Jacareí do Circuito Paulista de Rugby Infantil.
A jogadora Giovana Mamede entrou aos 65 minutos do jogo entre Brasil e África do Sul e tornou-se a primeira atleta da história do Jacareí Rugby a disputar uma Copa do Mundo, um feito histórico para o clube e também para o rugby brasileiro, que fez sua estreia em mundiais. O jogo foi vencido pelas sul-africanas por 66 a 6, em Northampton, na Inglaterra.
Mais informações
Confira o material enviado pela assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
O Super 12 está se afunilando e Jacareí, Farrapos e Poli lutam ponto a ponto pelas duas vagas na grande final. Neste sábado, os três clubes venceram pela 3ª rodada do Hexagonal final.
O Jacareí (SP) segue na liderança da competição após celebrar uma histórica vitória por 73 a 18 sobre o Pasteur (SP), em clássico paulista. Foi a maior vitória da história dos Jacarés sobre os Galos, em 8 tries a 2 para os atuais campeões.
O Jacareí soma a mesma pontuação que o Farrapos (RS), mas está acima no saldo de pontos. O time de Bento Gonçalves triunfou em confronto direto muito aguardado com o então terceiro colocado São José (SP), por 33 a 00. Domínio total dos gaúchos, que fizeram 5 tries sobre os paulistas e seguem como o único time invicto na soma da primeira fase e da segunda fase.
A Poli (SP) é quem agora ocupa o terceiro lugar, 5 pontos atrás de Jacareí e Farrapos. O clube paulistano atropelou em casa o Charrua (RS) por 79 a 0, com 13 tries a seu favor, e ultrapassou o São José na classificação. A próxima rodada será no dia 6 de setembro, quando o Farrapos recebe a Poli em duelo decisivo. O Jacareí fará clássico do Vale do Paraíba, também decisivo, contra o quarto colocado São José, ao passo que os já eliminado Pasteur e Charrua duelarão em Porto Alegre.
O quadro oficial da classificação ficou assim:

A penúltima rodada, no dia 6/9, terá os jogos: São José x Jacareí, Farrapos x Poli e Charrua x Pasteur. A última, no dia 13/9: Jacareí x Farrapos, São José x Charrua e Pateur x Poli.
Acesso
O Qualificatório para o Super 12 de 2026 teve no sábado sua segunda e penúltima rodada, que terminou com festa para três clubes. Desterro (SC) e Joaca (SC) fizeram suas partes e asseguraram suas vagas no Super 12 ao baterem, respectivamente, Serra Gaúcha (RS) e Colonos (RS) pelo Grupo A. O Desterro se impôs em Florianópolis sobre o clube de Caxias do Sul por 34 a 15, em 6 tries a 2, ao passo que o Joaca venceu fora de casa por apertados 13 a 0, fazendo os 2 únicos tries do duelo.
O Grupo B, por sua vez, é o mais equilibrado. Mesmo assim, o Rio Branco (SP), tetracampeão brasileiro, garantiu seu retorno à primeira divisão nacional após 12 anos de ausência no Super 12. Os Pelicanos triunfaram em Curitiba (PR) em jogo emocionante contra os Touros encerrado em 27 a 24 para o time paulista, em confronto de 4 tries para o Curitiba e 3 para o Rio Branco.
Enquanto isso, o então líder da chave, o Tornados Indaiatuba (SP), foi derrotado pelo Engenharia & Leões (SP) em São Paulo, por 25 a 12, em jogo sem pontos bônus, já que o clube paulistano triunfou por 3 tries a 2. O resultado significou que o Rio Branco assumiu a primeira posição e abriu 5 pontos sobre o Engenharia & Leões.
Ainda existe no grupo a possibilidade de um tríplice empate entre Rio Branco, Engenharia & Leões e Tornados Indaiatuba na primeira posição, mas os Pelicanos levam vantagem sobre os rivais no confronto direto, que é o primeiro critério de desempate e leva em conta todos os pontos de vitória, empate, derrota e bônus obtidos nos confrontos entre os times empatados.

Jogos finais
Na última rodada, no dia 13 de setembro, o Curitiba receberá o Engenharia & Leões, ao passo que o Rio Branco receberá o Tornados. O time de Indaiatuba só depende de si para garantir a promoção e necessita de vitória bonificada para não precisar de uma combinação de resultados. O Engenharia & Leões precisa vencer o Curitiba e torcer pelo tropeço do Tornados. Já o Curitiba necessita bater o Engenharia & Leões e que o Tornados seja derrotado.
No Grupo C, o Niterói (RJ) assumiu a liderança ao vencer o clássico fluminense contra o Carioca (RJ) por 55 a 0, em jogo de 9 tries sem resposta. Os rubro-negros se reergueram de derrota na estreia para o Nova Lima (MG|) e se beneficiaram da derrota dos mineiros pela segunda rodada diante do SPAC (SP) por 43 a 5, em 7 tries a 1 para os paulistas. O SPAC fez seu primeiro jogo e voltará a campo no dia 6 de setembro contra o Carioca, em jogo atrasado da primeira rodada.
Nesta segunda-feira, todos os jogos de Super 12 estão na íntegra no YouTube da Brasil Rugby.
Na foto (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), o jacareiense Lucas Drudi com a bola na vitória sobre o Pasteur.
Fonte :- Jacareí Rugby mantém ponta e São José se complica - Jogando Juntos