O Mundial de Clubes do handebol termina nesta quinta-feira no Egito com a decisão do título entre o espanhol Barcelona e o húngaro Veszprém. Antes, no fechamento do triangular que valia a sétima colocação entre os nove participantes, o Taubaté voltou a vencer e deixou as equipes dos Estados Unidos e da Austrália para trás.
A competição começou com os nove times divididos em três grupos de turno único. Os três vencedores de grupo e mais o melhor entre os três segundos colocados avançaram às semifinais. Na sequência da classificação geral, quinto e sexto colocados jogaram pela quinta colocação e sétimo, oitavo e nono, pela sétima.
O Taubaté abriu o Grupo C perdendo para o egípcio Zamalek, por 24 a 26. Depois, também foi superado pelo Barcelona, por 22 a 41. E o time espanhol levou a vaga marcando 47 a 25 no Zamalek.
No triangular que valia a sétima colocação, o Taubaté começou vencendo o autraliano Sydney Uni Handball, por 35 a 21. Foi a primeira vitória taubateana em sua terceira edição de Mundial.
No segundo jogo, o norte-americano California Eagles também superou o representante da Austrália, por 31 a 25. E nesta quinta-feira, em confronto direto para a definição do sétimo colocado, o Taubaté fez 35 a 25 na equipe dos Estados Unidos.

Mais informações
Sobre a vitória que valeu ao Taubaté uma inédita sétima colocação, confira o material enviado pela assessoria de Imprensa da Federação Internacional de Handebol, a International Handball Federation.
*** O Handebol Taubaté esperou três anos por uma vitória no Campeonato Mundial Masculino de Clubes da IHF, mas em apenas três dias conquistou vitórias consecutivas na competição, encerrando esta edição em alta, com uma vitória por 35 a 25 sobre o California Eagles.
Como os Eagles vinham de sua primeira vitória na história da competição, contra o Sydney Uni, seus ânimos estavam certamente elevados, mas só conseguiram se manter próximos do Taubaté nos primeiros minutos da partida.
Logo, após apenas cinco minutos, o Taubaté começou a se distanciar e abriu uma vantagem de quatro gols, 7 a 3, com alguns de seus jogadores mais experientes, Gustavo Andrade Da Silva e Guilherme Torriani, comandando o jogo.
No entanto, depois de 30 minutos, os Eagles ainda tiveram a chance de surpreender, perdendo por apenas cinco gols, 18:13, com o ala direito Sean Corning marcando quatro gols no primeiro tempo.
Profundidade
No entanto, a profundidade foi o ingrediente-chave que ajudou a pender a balança para o lado do Taubaté. Enquanto o time brasileiro apresentou o mesmo desempenho ofensivo desde o primeiro tempo, o ataque das Águias caiu e não conseguiu criar qualquer tipo de impulso.
Corning marcou sete gols para as Águias, mas Andrade da Silva e Torriani comandaram a partida, somando 13 gols. Com Washigton Luis Silva Santos e Gabriel dos Santos da Rosa marcando cinco gols cada, o Taubaté ampliou a vantagem minuto após minuto no segundo tempo, conquistando uma vitória por 10 gols, 35 a 25.
Para o time brasileiro, a segunda vitória consecutiva foi suficiente para terminar na sétima colocação, enquanto as Águias ainda comemoraram sua primeira vitória na competição contra o Sydney na quarta-feira, o que lhes permitiu terminar em oitavo e evitar a última colocação. ***
Um dos documentos oficiais da partida:

Na foto (de IHF/Divulgação), o Handebol Taubaté que participou do Mundial disputado no Egito.
Fonte :- Handebol Taubaté saiu do Mundial com vitórias - Jogando Juntos